Colheita de trigo da Ucrânia 2016/17 deve cair 20% por tempo seco, diz operador
CINGAPURA (Reuters) - A colheita de trigo da Ucrânia em 2016/17 deverá cair 20 por cento ante o ano anterior para entre 19 e 20 milhões de toneladas devido ao tempo seco no momento do plantio, que reduz a produtividade, disse um corretor do setor agrícola nesta quinta-feira.
Uma severa seca ao longo do verão e do outono afetou metade da região de grãos da Ucrânia e forçou produtores a paralisarem a semeadura de inverno, levando a temores de uma colheita fraca.
O país, grande fornecedor de grãos e oleaginosas da região do Mar Negro, também poderá ver menor produção de canola, disse Viktor Korobko, diretor-geral da corretora Veles-Agro na Ucrânia.
"Houve uma seca no outono, quando estávamos plantando", disse ele à Reuters nos bastidores de um seminário da indústria em Cingapura. "Vamos ver um declínio na produção tanto de trigo quanto de canola."
Estima-se que a Ucrânia tenha produzido cerca de 25 milhões de toneladas de trigo no ano comercial que vai até junho de 2016.
O plantio de milho, que deverá iniciar mais tarde neste mês, também poderá ter o progresso afetado pelo tempo quente, disse Korobko.
(Por Naveen Thukra)
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso