Austrália vê impulso na produção agrícola após El Niño
SYDNEY, (Reuters) - A produção agrícola da Austrália deve se recuperar na próxima temporada, após o El Niño mais forte em quase 20 anos ter ressecado as safras do país, disse o principal centro de previsões para commodities da nação.
A produção de produtos básicos como trigo, algodão e leite deve subir durante a temporada de 2016/17, de acordo com o Centro Australiano de Agricultura, Recursos Econômicos e Ciências Rurais (Abares, na sigla em inglês), embora a produção de carne bovina no terceiro maior exportador deva cair devido à baixa oferta.
O aumento dos plantios e uma melhora esperada em condições sazonais devem produzir uma safra de 24,5 milhões de toneladas de trigo, o que pode ser uma máxima de três anos. A Austrália, quarta maior exportadora de trigo do mundo, produziu 24,2 milhões de toneladas em 2015/16.
A produção de algodão australiana deve subir 50 por cento, disse o órgão. A produção atingirá 816 mil toneladas em 2016/17, alta ante as 546 mil toneladas um ano antes, quando a seca privou os produtores da irrigação necessária.
No entanto, a produção de carne bovina australiana deve cair para uma mínima de três anos, com os produtores reconstruindo seus estoques após o tamanho do rebanho nacional ter caído para uma mínima de pelo menos duas décadas.
A Abares estimou as exportações de carne bovina do país em 2,16 milhões de toneladas em 2015/16, queda de 10 por cento ante o ano anterior.
(Por Colin Packham)
0 comentário
Verão quente da Argentina começa a prejudicar colheitas, diz bolsa de cereais de Buenos Aires
Importação de óleo de palma pela Índia atinge mínima de 9 meses em dezembro, dizem comerciantes
Índice mundial de preços de alimentos cai em dezembro, pressionado pelo açúcar
Wall Street fecha em baixa no primeiro pregão de 2025; Tesla pesa
Copercampos supera meta orçamentária de 2024 com faturamento de mais de R$ 4,2 bilhões
Abertura de mercado no Vietnã para peles salgadas de bovinos