Mercado favorável faz produtor trocar criação de gado por plantio de frutas no TO
Um produtor agrícola resolveu trocar a criação de gado pelo plantio de frutas. O Emanuel Moreira planta limão taiti e maracujá gigante em uma chácara a 15 km de Araguaína, no norte doTocantins. Ele reservou umhectare da propriedade para cultivar as frutas.
A troca foi por conta do mercado na região. Parte dessas frutas que são vendidas em Araguaína vem de fora do estado. “Eu fiz algumas pesquisas de mercado, procurei algumas assistências técnicas e vi que aqui era deficiente na questão do plantio de limão. E junto com o limão resolvi fazer o consórcio do maracujá, porque também é bem aceito na nossa região”.
Além do mercado favorável para esse tipo de produção, o solo da propriedade e a água foram decisivos para a mudança. Um rio que fica a poucos metros da plantação, ajuda no sistema de irrigação por gotejamento. “O solo arenoso, de fácil escoamento de água é a principal necessidade do limão. Ele não gosta de uma área úmida, que segure bastante a água. ”
Leia a notícia na íntegra no site G1 - TO.
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas