Mapa anuncia primeiro zoneamento de risco climático para Roraima
A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou a liberação do primeiro zoneamento de risco climático do estado de Roraima, em reunião com o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O estudo, que compreende as culturas de soja e milho, ajudará os produtores a planejar suas safras.
O zoneamento tem o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica pode ser adotada por produtores rurais e agentes financeiros, por exemplo.
A ministra afirmou que, com o zoneamento, as plantações de soja e milho no estado estarão menos suscetíveis a riscos. Por isso os produtores serão capazes de negociar taxas de juros menores ao contratarem crédito e seguro rural, disse durante reunião com o senador, nesta quarta-feira (24).
“Os produtores poderão tomar seus recursos tranquilamente sem os impedimentos que as instituições financeiras impõem a estados que não têm o zoneamento. Com risco alto, o juro é mais caro”, afirmou a ministra, que acrescentou que o senador Jucá vem dedicando atenção especial sobre o assunto junto ao Mapa.
O estudo do zoneamento de Roraima foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Mapa e deverá ser publicado no Diário Oficial da União nas próximas semanas.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos