Governo divulga decreto com mudanças na inspeção sanitária animal
O governo federal divulgou, nesta quarta-feira (24/2) o decreto com mudanças no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). Entre as normas, está a obrigatoriedade de registro de todo produto de origem animal produzido no Brasil ou importado.
O novo texto prevê também que o Ministério da Agricultura regulamente os procedimentos e coloque à disposição o sistema informatizado para o registro dos produtos de origem animal. Violações da lei estão sujeitas a sanções como apreensão de mercadorias e a suspensão da produção.
O decreto foi publicado no Diário Oficial da União no dia em que o governo comemorou os 100 anos do Serviço de Inspeção Federal (SIF), necessário para que um produto de origem animal possa ser comercializado em todo o país. De acordo com o Ministério da Agricultura, o SIF atua em mais de 5 mil estabelecimentos. O quadro técnico reúne pouco mais de 2,5 mil servidores em 1,535 mil municípios.
Durante a cerimônia, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou a criação de um centro tecnológico, que vai trabalhar em conjunto com o Laboratório Nacional Agropecuária (Lanagro). A intenção é desenvolver pesquisas voltadas à sanidade animal e vegetal.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos