Williams, do Fed, vê alta gradual dos juros nos EUA como melhor caminho
LOS ANGELES (Reuters) - O Federal Reserve deve manter seu plano de elevar a taxa de juros dos Estados Unidos gradualmente, segundo o presidente do Fed de San Francisco, John Williams, uma vez que suas projeções são de taxa de desemprego caminhando para 4,5 por cento até o fim deste ano e a inflação subindo a 2 por cento em dois anos.
Williams disse que suas projeções mudaram pouco desde dezembro, quando ele e outros membros do banco central dos EUA elevaram a taxa de juros pela primeira vez em quase uma década e sinalizaram que estavam inclinados a elevar os juros mais quatros vezes este ano.
Isso foi antes de a forte baixa no mercado acionário, impulsionada por receios de uma desaceleração da economia global, levar o Fed a manter os juros em janeiro enquanto buscava avaliar os impactos das incertezas sobre a economia dos EUA.
Williams, aparentemente, não está mais preocupado.
"Apesar da turbulência internacional e dos acontecimentos no mercado, a economia dos EUA está, de forma geral, aparentando estar muito bem", disse Williams em discurso preparado. "Eu, portanto, continuo a ver um ritmo gradual de normalização da política monetária como sendo o melhor caminho".
Os comentários de Williams batem de frente com a visão de muitos economistas e investidores que vêm aumentando as apostas de que a piora nas condições globais vai adiar mais apertos da política monetária ou até mesmo forçar o Fed a reverter o curso.
(Por Ann Saphir)
0 comentário
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Haddad confirma economia de R$70 bi no pacote fiscal e isenção de IR para quem ganha até R$5 mil