Chuva anima os agricultores de várias regiões do Nordeste

Publicado em 15/02/2016 06:32

A chuva das últimas semanas animou os agricultores de várias regiões do Nordeste. Muitos plantaram antes da época ideal e, apesar da previsão de tempo seco até a colheita, o pessoal está otimista.

A vegetação voltou a ficar verde em Caruaruno agreste de Pernambuco. O cenário trouxe esperança para os cerca de 30 mil agricultores familiares do município, que estavam sofrendo com a estiagem há dois anos. Nesse período, a produção de milho e feijão, principais cultivos da região, diminuiu de 1,3 mil toneladas para 100 toneladas.

A esperança começou a surgir no fim do ano passado quando o céu ficou nublado antes do que se esperava.

O histórico de falta de chuvas fez alguns agricultores mudarem os hábitos. Antes eles esperavam o mês de março, que é o início do período de chuva na região, mas assim que as chuvas começaram a cair, alguns deles já estavam plantando.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima explica que as chuvas que estão caindo são incomuns para a região. Em janeiro de 2016 foram 74 milímetros, três vezes mais do que em janeiro de 2015. Mesmo assim, a previsão é de que as chuvas de agora em diante fiquem abaixo da média histórica.

No Piauí, se depender da chuva, não vai faltar feijão na roça de Maria Antônia, mas o mesmo não dá para dizer do arroz e do milho. E não foi pela ausência de chuva, foi pelo excesso dela. A roça está plantada ao lado do Rio Mucaitá e está completamente encharcada. Mas isto não afasta o otimismo dos agricultores de Nazaré do Piauí.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário