China desembolsa US$ 29 bi e aumenta em 52% financiamentos à América Latina em 2015
O investimento da China na América Latina cresceu 52% em 2015, apesar do arrefecimento econômico global, com aportes que somaram 29 bilhões de dólares. Brasil, Venezuela e Equador foram os principais destinos dos recursos, segundo o relatório anual divulgado nesta quinta-feira pelo centro de estudos Diálogo Interamericano.
Trata-se do maior volume desde 2010, e um aumento significativo em relação aos 19 bilhões de dólares de 2014. Com isso, a China voltou a superar os empréstimos conjuntos fornecidos pelo Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), afirmou Kevin Gallagher, professor da Universidade de Boston e coordenador do relatório.
Gallagher ressaltou que os dados mostram a China "reforçando seus investimentos na América Latina em um momento no qual outras instituições os estão reduzindo", como o Banco Mundial, que diminuiu seus empréstimos à região em 8%, até 8 bilhões de dólares no ano passado, e o BID, que rebaixou seu repasse em 14%, a 11,5 bilhões de dólares.
Uma das mudanças neste ano, segundo o relatório, é que a maioria dos empréstimos "passou das indústrias extrativas a projetos de infraestrutura na região".
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
0 comentário
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos