Ex-diretor da Petrobras, Jorge Zelada é condenado a 12 anos de prisão na Lava Jato

Publicado em 01/02/2016 14:44

logo mini reuters noticias

(Reuters) - O ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada foi condenado nesta segunda-feira a 12 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em uma ação penal ligada à operação Lava Jato, que investiga um bilionário esquema de corrupção na estatal.

Na sentença, o juiz da 13ª Vara Federa de Curitiba, Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, afirma que Zelada recebeu 31 milhões de dólares em propina em um contrato para o fornecimento de navio-sonda para a Petrobras.

Além disso, Moro apontou que o ex-diretor da estatal constituiu três empresas offshore e as utilizou para abertura de pelo menos três contas secretas fora do país para o recebimento e a ocultação dos recursos advindos de propina na Suíça e em Mônaco.

"Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a 12 anos e dois meses de reclusão, que reputo definitivas para Jorge Luiz Zelada", sentenciou Moro, que também impôs multa ao ex-diretor da Petrobras e determinou que a pena comece a ser cumprida em regime fechado. Cabe recurso à sentença.

Na mesma ação penal também foram condenados outras três pessoas, entre elas o ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa, a 2 anos em regime aberto por corrupção e lavagem, por ter feito acordo de delação premiada com a Justiça.

A defesa de Zelada se declarou "inconformada" com a condenação e afirmou, em email à Reuters, que vai recorrer da decisão.

(Por Eduardo Simões, com reportagem adicional de Caroline Stauffer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário