Clima: Quinta-feira chuvosa em toda metade leste do Brasil

Publicado em 28/01/2016 06:08

A passagem de uma frente fria pela região Sudeste e muitas áreas de instabilidade sobre o norte do Brasil manterá ao longo dessa quinta-feira o tempo fechado e chuvoso em, praticamente, toda a faixa leste do Brasil. Assim, há previsões para ocorrências de pancadas de chuvas sobre os Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e sobre toda a região do Matopiba, além do Pará e Rondônia. Já no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul há previsão para ocorrência de pancadas de chuvas mais generalizadas sobre a faixa leste desses Estados, sendo que nas demais localidades o tempo permanecerá muito mais nublado do que chuvoso. Tempo aberto somente no Sul do Brasil, ou melhor, sobre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.      

Porém, a chegada e o avanço de uma nova frente fria, que hoje está sobre a Argentina, juntamente com os demais sistemas meteorológicos que estão atuando sore o Brasil nessa semana, deixará o tempo bastante fechado e chuvoso a partir de amanhã até o começo da semana que vem. Há previsões de chuvas volumosas sobre os municípios produtores do Sudeste e Centro-oeste, sendo que os maiores volumes acumulados de chuvas deverão ocorrer sobre os 3 Estados do Centro-oeste. Apesar da previsão de chuvas para esses próximos dias no Matopiba, os volumes serão bem menores do que estavam sendo registrados nessas últimas semanas. Mas mesmo assim, ainda as condições se manterão desfavoráveis à realização dos tratos culturais e demais atividades agrícolas.  

O retorno das chuvas no Sul do Brasil, a partir de amanhã beneficiará a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras. Até mesmo no Paraná e no Mato Grosso do Sul as chuvas que estão sendo previstas para esses próximos dias favorecerão as lavouras, apesar de atrapalhar muito à realização da colheita da soja e posterior plantio das culturas de 2ª safra. Já no Sudeste, a manutenção da ocorrência de pancadas de chuvas mantém o tempo favorável ao desenvolvimento das lavouras, mas atrapalhara as atividades agrícolas e até em alguns casos prejudica o desenvolvimento das lavouras, causando perdas de produtividade e de qualidade, como está ocorrendo com as hortaliças. No Mato Grosso e em Goiás, apesar das chuvas serem muito mais benéfica do que prejudicial, muitos produtores já começam a se preocupar com esse tempo mais fechado, uma vez que há muita soja à ser colhida e esse tempo fechado desfavorecerá tal pratica, podendo gerar perdas pontuais na produção desses Estados. Já no Matopiba, a manutenção do tempo fechado e chuvoso, mantem as condições desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras, devido ao excesso de umidade e baixos índices de luminosidade.

Contudo, a partir de meados da semana que vem o tempo voltará a abrir, mesmo que parcialmente, sobre todas as regiões central e norte do Brasil, sendo que as chuvas voltarão a ficar mais concentradas no Sul, o que possibilitará a retomada das boas condições ao desenvolvimento das plantas, bem como a realização dos tratos culturais, além da colheita e plantio.

Alerta Agroclimático - 28 jan 2016

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário