Clima: Mais chuvas sobre a faixa central e norte do Brasil

Publicado em 14/01/2016 08:31

Areas de instabilidade associada a um vortice ciclônico no Atlântico mantem o tem bastante fechado e chuvoso em toda a faixa cenrral e norte do Brasil nessa quinta-feira. Essa é sem duvida a grande invernada da temporada. Onde já causa danos à produção agrícola, bem como a população urbana. Pois, diariamente há relatos de desmoranamento, alagamentos e até mesmo mortes por conta desse excesso de chuvas que vem ocorrendo nesses útimos dias.

Perdas em lavouras de soja no Paraná e no Mato Grosso do Sul já estão sendo contabilizadas. O mesmo vem ocorrendo com o feijão no Sudeste e com as hortaliças em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Tempo mais firme somente no Sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias, ou seja, as chuvas continuarão sobre o Sudeste, Centro-oeste e sobre o Matopiba ao longo desses próximos 10 dias. Mesmo com o enfraquecimento do El Niño, as águas do Oceano Pacífico continuam bastante quentes e associada as águas quentes do Atlântico na altura do Sudeste, forma um corredor de umidade vindo da Amazonia, que irá manter o tempo fechado e chuvoso sobre toda a faixa central e norte do Brasil durante quase todo o mês de janeiro. Isso poderá tarzer complicações a realização dos tratos culturais como também à colheita. As temperaturas não irão se elevar tanto nesses próximos dias, uma vez que o céu terá muita nebulosidade, porém continuará a sensação de abafamento.

Chuvas são previstas para o Paraná, já nesses próximos dias, devido ao avanço de uma frente fria, trazendo mais prejuízos aos agrícultores. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o tempo permancerá aberto e sem previsões de chuvas significativas durante esses próximos 10 dias, sendo que elas só deverão retornar no final da próxima semana. Mas mesmo com essa ausência de chuvas, ainda não há relatos de perdas. Mas como o plantio dos grãos foram realizados sob um regime de muita chuva, as raízes estão muito superficiais e essa ausência de chuvas poderá resultar em perdas regionalizadas.     

Clima - Mapas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Com tantas chuvas e até "enchentes" no Estado de São Paulo ultimamente, este fato já deveria ter inspirado algum jornalista para fazer uma reportagem sobre a situação da hidrovia Paranaiba-Paraná-Tietê. A navegabilidade voltou? Reconheço que a prioridade é noticiar o volume dos reservatórios de água potável e para geração de energia elétrica, no entanto a logística para o escoamento da produção agricola do país é importante, ainda mais que a CONAB está anunciando novo recorde para a safra 2015/16. Por favor, algum leitor da região poderia fazer o favor e inserir algum comentário aqui, nos dando a exclusividade desta informação. Obrigado!

    2
    • beto palotina - PR

      Jaja vao por a culpa nos agricultor kkkkk

      1
    • Lino Gaspar Rocha Aguiar Rio Paranaíba - MG

      Por falar em logística, oportunamente, uma pergunta ! Porque ninguém fala na ferrovia transoceânica que a China através dos Brinks , se prontificou em investir no Brasil ?

      0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      BRICS "ia" abrir um Banco próprio... com capital "em dólar" para se livrar do imperialismo americano, uma piada pronta. E te, gente que acredita nestas baboseiras. Por falar em Nelson Barbosa, novo Min da Fazenda do Brejil, as barboseiras dele não deverão demorar...

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      TELMO ELE DISSE ** APRENDEMOS COM OS ERROS*** E AGORA FAZ TUDO IGUAL??----MAS TELMO VOCÊ ACHA CERTO QUE A GENTE PRECISE GRITAR

      PARA CORRIGIR A BURRICE DELES ?DEIXE QUE SE F........

      0