Conflito em Juína (MT): PF aponta 3 índios como suspeitos de homicídio em aldeia de Mato Grosso

Publicado em 15/12/2015 07:07

A Polícia Federal (PF) identificou pelo menos três suspeitos de envolvimento com o assassinato de dois jovens, de 24 e 25 anos de idade, que haviam sido sequestrados por índios da etnia Enawenê-nawê na última quarta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, o delegado Hércules Ferreira Sodré, que investiga o caso, deverá pedir nesta terça-feira (15) à Justiça Federal de Mato Grosso a prisão preventiva dos três índios suspeitos.

Os nomes dos três foram revelados ao delegado nesta segunda-feira, durante depoimento prestado por um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) que testemunhou as execuções na aldeia dos Enawenê-nawê, nas proximidades de Juína (a 737 km de Cuiabá).

Confira a entrevista exclusiva do Notícias Agrícolas com o prefeito de Juína, Hermes Bergamin:

>> Clima de revolta em Juína-MT após morte de dois rapazes por índios da etnia Enawenê-nawê

Os nomes dos suspeitos, o nome do funcionário da Funai, sua função e o teor do depoimento prestado ao delegado não foram divulgados pela PF por segurança e para evitar prejuízo às investigações e ao cumprimento das prisões posteriormente. Também por uma questão de segurança, o funcionário da Funai foi interrogado pela PF na sede da superintendência na capital.

Caso a Justiça Federal defira o pedido de prisão preventiva, a própria PF deverá ficar responsável por localizar os suspeitos e realizar o cumprimento do mandado, mas há a possibilidade de os policiais negociarem a entrega dos suspeitos com os líderes da aldeia, segundo adiantou a assessoria de imprensa da PF.

A PF também esclareceu que os suspeitos deste caso podem ser presos por não serem índios de comunidades isoladas. Por terem contato rotineiro com centros urbanos e com o mundo exterior a suas aldeias, esses índios não são considerados inimputáveis.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário