Exportação de carne de frango do Brasil sobe 15% em novembro, diz associação
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 389,1 mil toneladas em novembro, terceiro maior volume mensal já registrado no país e uma alta de 15,2 por cento ante o mesmo mês de 2014, informou nesta quarta-feira a associação que reúne as empresas do setor.
"Em praticamente todos os mercados houve elevações nos níveis dos embarques em novembro, confirmando que os entraves gerados pela paralisação do Porto de Itajaí, na primeira quinzena de outubro, foram as causas da retração registrada naquele mês", disse em nota o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.
As exportações, que incluem carne in natura, cortes, salgados, processados e embutidos, geraram receita de 2,297 bilhões de reais em novembro, alta de 33,8 por cento, na esteira da forte desvalorização da moeda brasileira desde o ano passado.
Em dólar, contudo, a receita caiu 9,7 por cento, para 608,3 milhões.
Na véspera, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) havia informado que os embarques de carne de frango in natura do Brasil em novembro atingiram 343,6 mil toneladas, alta de mais de 15 por cento ante o mesmo mês de 2014.
Nos 11 primeiros meses do ano, os embarques de carne de frango somam 3,9 milhões de toneladas, alta de 4,1 por cento, segundo a ABPA.
"Já se conclui, sem surpresas, que teremos um saldo total positivo em 2015", afirmou o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin.
(Por Gustavo Bonato)
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina