Setor de pesca e aquicultura precisa de ordenamento para o crescimento de sua produção, aponta CNA

Publicado em 16/11/2015 16:17
A conclusão é da Comissão Nacional de Pesca e Aquicultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A demanda será apresenta à ministra Kátia Abreu, em audiência no MAPA, este mês

Brasília (16/11/2015) – Para um manejo adequado dos recursos pesqueiros é necessária à compreensão dos fatores que controlam as etapas da cadeia produtiva - produção, transformação e comercialização-, associados à necessidade de o Estado construir um mecanismo eficiente de acesso e fiscalização dos recursos naturais. Todas essas características se resumem numa única palavra: ordenamento do setor.

De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional de Pesca e Aquicultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, todas as atividades do setor pesqueiro giram em torno do ordenamento da cadeia, que infelizmente está faltando. “Se a atividade tivesse um ordenamento correto, todo o serviço e produção fluiriam melhor e com mais competência”, observou.

Durante a reunião da Comissão na semana passada, em Brasília, membros das federações de agricultura e pecuária do país junto com representantes do setor produtivo traçaram metas e objetivos e discutiram a avaliação da cadeia elaborada pela CNA que será apresentada para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Kátia Abreu, nas próximas semanas. “O intuito desse encontro com a ministra é mostrar o que o setor tem de bom, o que pode melhorar e o que está ruim”, comentou Lilian.

Na avalição, também serão abordados os temas: política de crédito; promoção do consumo de pescado brasileiro; assistência técnica e extensão pesqueira; pesquisa e inovação tecnológica; estatística pesqueira; Programa Nacional de Rastreamento por Satélite (PREPS); certificação de captura do pescado; subvenção econômica ao preço do óleo diesel; infraestrutura para a pesca; participação social; contexto internacional na pesca; e questão ambiental decorrente da explotação e produção de petróleo e gás no mar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário