Preços da soja no Brasil estão acima dos praticados em Chicago com câmbio e prêmio dando sustentação e devem se manter assim
Neste ano os preços da soja para comercialização da safra 2015/16 foram favoráveis ao produtor brasileiro. No mercado interno os prêmios positivos e o dólar colaborou para a composição das cotações.
Embora o valor da soja em Chicago esteja em baixa, à dinâmica de formação de preço no mercado disponível tem se mostrado em bons patamares. Segundo o pesquisador do Cepea, Lucilio Alves, os prêmios se mantiveram positivos durante todo o período, especialmente a partir de maio quando o foco passou a ser a safra 2015/16. "Em relação a Chicago nós tivemos prêmios na casa de US$ 60 cents/bushel", explica afirmando que uma das justificativas seria o aumento da competitividade do produto brasileiro.
As analises apontam que o melhor nível de preço registrado no Paraná, por exemplo, foi em setembro/15 - chegando próximo a R$ 80,00/sc - que coincide também com o período no qual o câmbio e os prêmios estavam em alta, mesmo sendo o pior momento para a cotações da oleaginosa na CBOT.
Segundo Alves, se tivéssemos neste ano uma taxa de câmbio menor, com a queda dos preços em Chicago o cenário para o produtor seria complicado na questão de renda. "A conclusão é que dependemos bastante do nível de câmbio para manutenção do preço de venda não só da soja, mas para os produtos agrícolas em geral", destaca.
Com esses bons níveis de preços, boa parte da safra foi comercializada antecipadamente, sendo que em algumas regiões o percentual passou dos 50%.
Diante dessas projeções, a formação de preço para contrato FOB até o final deste ano comercial deve continuar refletindo esses fatores "além é claro, do clima que pode mudar totalmente essa relação, podendo impactar diretamente no nível do preço", ressalta Alves.
Veja os detalhes dos gráficos elaborado pelo pesquisador do Cepea, Lucílio Alves para o Notícias Agrícolas
CBOT X PRÊMIOS
CBOT X CÂMBIO
CBOT x INDICADOR ESALQ
CÂMBIO x INDICADOR ESALQ
NÍVEL DE PREÇOS FOB EXPORTAÇÃO MÊS A MÊS
FOB x CÂMBIO
CBOT X CÂMBIO ATUAL E FUTURO
0 comentário
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo