Boi: Poder de compra de recriador cai 10% no Sudeste
O poder de compra de pecuaristas de engorda caiu em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea em 2015, em torno de 10% no Sudeste, Centro-Oeste e Norte e de 8% no Sul do País. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário reflete a maior valorização do bezerro em detrimento do boi gordo. Para amenizar o impacto do aumento dos custos decorrentes da valorização do bezerro, levantamentos de campo do Cepea mostram que pecuaristas de recria-engorda têm intensificado o uso de técnicas que proporcionam ganho de produtividade nesta etapa da produção.
Há regiões em que o sistema típico já é a integração lavoura-pecuária e, em maior escala, tem sido nítido o esforço para se reduzir a idade de abate dos animais. Além disso, dados mostram que pecuaristas de cria também têm conseguido ganhos de produtividade que, por sua vez, favorecem quem trabalha com a engorda. Entre o ano passado e 2015, houve aumento de 0,7% no peso médio do bezerro de Mato Grosso do Sul, por exemplo. Esse resultado reflete, entre outros fatores, investimentos em genética, que têm melhorado a qualidade dos animais nos últimos anos, mesmo diante de intempéries climáticas.
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul