Paraquate pode ser proibido no Brasil

Publicado em 09/11/2015 07:22

A paraquate, substância usada em herbicidas e amplamente usada na agricultura brasileira, está sob o risco de ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão está na fase de consulta pública até dia 16 de novembro. Após esse período, deve ter a decisão divulgada em 120 dias.

O possível banimento foi debatido em audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (4/11) em Brasília (DF), que contou com participação de deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), representantes da Anvisa, pesquisadores e representantes de entidades como Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho),Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja/Brasil), entre outras.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) participou da audiência e saiu em defesa da paraquate. Ele destacou que o produto é usado no Brasil desde a década de 1970, quando o plantio direto iniciou sua consolidação, ajudando a mudar práticas como as queimadas e opreparo do solo com mecanização intensiva que causam o selamento superficial, a redução da infiltração da água, a erosão, as inundações, bem como a contaminação e o assoreamento dos corpos d’água. “O plantio direto traz benefícios como a proteção do solo, a construção de matéria orgânica e estimula a atividade biológica no solo”, argumentou.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário