Sexta-feira de tempo mais estável em grande parte do Brasil

Publicado em 06/11/2015 06:02

A sexta-feira amanheceu com poucas nuvens sobre o Brasil, apenas chove nessa manhã em regiões da Amazônia e Acre, em todo o restante do Brasil, o que se observa são pouquíssimas nuvens no céu a não ser  sobre a faixa noroeste do Mato Grosso, Pará, Tocantins, algumas áreas do oeste da Bahia e extremo oeste do Maranhão. Com isso, há previsões para pancadas de chuvas apenas sobre essas localidades, mais muito irregulares, além de poder vir a ocorrer a período da tarde pancadas de chuvas sobre o Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.

O tempo mais firme do Sul vem possibilitando o avanço do plantio e também da realização dos tratos culturais. No Centro-oeste, mesmo com a ausência de chuvas regulares, produtores avançam com o plantio da soja em todas as regiões produtoras. Já no Sudeste, as chuvas que vem ocorrendo estao atrapalhando o andamento da colheita da cana de açúcar, bem como algumas atividade nas lavouras, mas por outro lado, estão possibilitando a recuperação e manutenção da umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Contudo, em regiões do cerrado mineiro, o plantio da soja volta a ser paralisado, à espera de novas chuvas.

No MATOPIBA, assim, como nas regiões produtoras do Pará, a ausência de chuvas já começa a preocupar os produtores, onde muitos já paralisaram o plantio da soja, esperado o retorno das chuvas. O problema é que nessas próximas duas semanas o tempo ficará mais estável e com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas muito localizadas. Sendo que as chuvas só deverão retornar para essas regiões do Brasil no final do mês de novembro.

Tanto esse final de semana quanto todo o começo da semana que vem serão marcados por chuvas amis concentradas sobre o Mato Grosso do Sul, norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sudoeste de Minas Gerais, bem como para o Rio de Janeiro e estremo sul do Espírito Santo. Nas demais localidades, como Mato Grosso, Goiás e todo o cerrado mineiro a tendência é de tempo mais firme e chuvas apenas na forma de pancadas e pancadas localizadas. Dessa forma, o plantio da soja e das demais culturas de grãos deverá continuar sendo realizado com muita cautela, já que essas pancadas de chuvas não são garantia de que venham a ocorrer chuvas sobre as áreas desejadas.  

Alerta Agroclimático - 06 nov 2015

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário