MG: Estiagem leva à perda de produtividade nos plantios de hortaliças e frutas
Janaúba, Nova Porteirinha, Francisco Sá – A prosperidade deu lugar a um cenário de apreensão no polo de irrigação do Gorutuba, que concentrada boa parte da grande produção de frutas, especialmente de banana, dos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O projeto viabilizado pelas águas retiradas da barragem do Bico da Pedra e levadas às plantações por um sistema de canais sofreu um revés com o racionamento do insumo e os prejuízos acumulados com a estiagem prolongada. De acordo com a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a produção na área e seu entorno caiu 50%. Antes ocupados pelos bananais, 4 mil hectares de lavouras foram paralisados, gerando perdas de R$ 96 milhões por ano. A situação impôs o desemprego de cerca de 12 mil pessoas.
Segundo estudo do técnico Reinaldo Nunes de Oliveira, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Montes Claros, as severas estiagens dos últimos três anos provocaram prejuízo da ordem de R$ 2 bilhões, considerando-se a perda de 1,6 milhão de cabeças do rebanho bovino (de 3,3 milhões em 2010 para 1,7 milhão hoje), a devastação das pastagens e a destruição de lavouras de sequeiro de milho e feijão – que foi de 90% neste ano. Não é outro o quadro na Região Central de Minas, e na Grande Belo Horizonte, que abastecem o estado de hortaliças e frutas.
Confira a notícia na íntegra no site Estado de Minas
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas