Milho: Exportação bate recorde mensal em outubro com 5,54 milhões de toneladas

Publicado em 03/11/2015 14:35

As exportações de milho em outubro bateram recorde mensal atingindo 5,54 milhões de toneladas, o equivalente a uma média diária de 264,2 mil t no período. Esse volume corresponde a um crescimento de 91,2% na comparação com o ano passado, onde foram embarcados 3,17 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgados nessa terça-feira (03).

Até então, o maior volume exportado havia sido verificado em outubro/13, de 3,95 milhões de toneladas. Com esse bom ritmo nos embarques a expectativa é que o país poderá superar o volume recorde embarcado em 2013 (26 milhões de toneladas).

Em sua última estimativa, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) prevê que os embarques de milho brasileiro podem chegar a 26,4 milhões de toneladas nesta temporada, mas analistas consideram que as exportações podem atingir 30 milhões de t. Até o momento - de janeiro a outubro/15 - foram embarcados 12,33 milhões de toneladas.

Em receita as exportações do grão totalizaram US$ 919,9 milhões, 99,1% acima do saldo registrado no mês anterior. Sendo assim, o faturamento do mês de outubro fechou com uma média de US$ 43,8 milhões/dia.

A forte valorização cambial tornou o produto brasileiro altamente competitivo no mercado internacional. Além disso, nesta temporada as preocupações e especulações com a produção brasileira, devido ao atraso das chuvas e no plantio, geraram um grande volume de vendas futuras, fatores esses que têm colaborado para os bons ritmos de embarques neste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário