RS: Caxias emite decreto de emergência por perdas rurais com geada
O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, emitiu decreto de situação de emergência na área rural nesta quarta-feira, alegando prejuízo estimado em R$ 60 milhões. A produção agrícola sofreu impacto em decorrência de um fim de semana de geada, em 12 e 13 de setembro.
Foram contabilizados prejuízos de 60% no cultivo de uva, 80% no de pêssego, 70% no de ameixa, 80% no de caqui, 50% no de maçã, e 60% no de pera, por exemplo. Os danos foram apurados pela Emater e pela Secretaria da Agricultura de Caxias, conforme o titular da Pasta, Araí Horn.
O decreto de emergência busca redução da alíquota do ITR, antecipação de benefícios da Previdência Social e permissão para que os agricultores movimentem a conta de FGTS, além de refinanciamento de dívidas contraídas para o plantio da safra.
Leia a notícia na íntegra no site Correio do Povo.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC