TITO COSTA, antigo protetor de Lula em S. Bernardo, publica carta aberta na FOLHA
TITO COSTA
Carta aberta a Lula
Meu amigo Lula, você perdeu a oportunidade de se tornar o verdadeiro líder de um país ainda em busca de um caminho de prosperidade
Meu caro Lula, permito-me escrever-lhe publicamente diante da impossibilidade de nos falarmos em pessoa, com a franqueza dos tempos de nossos seguidos contatos –você na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e eu prefeito de São Bernardo do Campo.
Não vou falar das greves que ocorreram de 1979 a 1981, que projetaram seu nome no Brasil e no exterior. Não quero lembrar os dias angustiantes da intervenção no sindicato pelo ministro do Trabalho, em março de 1979, e da violência que se seguiu com prisões, processos e a sua detenção pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social).
Todos esses fatos sempre foram acompanhados por mim juntamente ao senador Teotônio Vilela, a Ulysses Guimarães e a numerosos políticos do então MDB.
Na véspera da intervenção no sindicato, você ligou ao meu gabinete me pedindo ajuda para retirar estoques de alimentos ali guardados. Enviei caminhões da prefeitura para retirá-los, e o material foi depositado na igreja matriz da cidade.
Não falo das reuniões, madrugadas adentro, em meu apartamento em São Bernardo, com figuras expressivas do mundo político e também de outras esferas, como dom Cláudio Hummes, nosso amigo, então bispo de Santo André, hoje pessoa de confiança do papa Francisco, em Roma. Éramos todos preocupados com a sua sorte, a do sindicato e também a das nossas instituições em pleno regime militar.
Prefiro não falar dos dias em que o acolhi em minha chácara na pequena cidade de Torrinha, no interior de São Paulo, acobertando-o de perseguições do poder militar da época: você, Marisa, os filhos pequenos, vivendo horas de aflição e preocupantes expectativas.
Nem quero me lembrar das assembleias do sindicato, depois da intervenção no estádio de Vila Euclides, cedido pela Prefeitura de São Bernardo, fornecendo os aparatos possíveis de segurança.
Eram os primórdios de uma carreira vitoriosa como líder operário que chegou à Presidência da República por um partido político que prometia seriedade no manejo da coisa pública e logo decepcionou a todos pelos desvios de comportamento e por abusos na condução da máquina administrativa do Estado.
E aqui começa o seu desvio de uma carreira política que poderia tê-lo consagrado como autêntico líder para um país ainda em busca de desenvolvimento. Você deixou escapar das mãos a oportunidade histórica de liderar a implantação de urgentes mudanças estruturais na máquina do poder público.
Como bem lembrou Frei Betto, seu amigo e colaborador, você, liderando o Partido dos Trabalhadores, abandonou um projeto de Brasil para dedicar-se tão somente a um ambicioso e impatriótico projeto de poder, acomodando-se aos vícios da política tradicional.
Assim, seu partido –em seus alargados anos de governo, com indissimulada arrogância– optou por embrenhar-se na busca incessante, impatriótica e irresponsável do aparelhamento do Estado em favor de sua causa, que não é a do país.
Enganou-se você com a pretensão equivocada de implantar uma era de bonança artificial pela via perversa do paternalismo e do consumismo em favor das classes menos favorecidas, levando-as ao engano do qual agora se apercebem com natural desapontamento.
Por isso, meu caro Lula, segundo penso, você perdeu a oportunidade histórica de se tornar o verdadeiro líder de um país que ainda busca um caminho de prosperidade, igualdade e solidariedade para todos. Alguma coisa que poderia beirar a utopia, mas perfeitamente factível pelo poder político que você e seu partido detiveram por largo tempo.
Agora, perdido o ensejo de sua consagração como grande liderança de nossa história republicana recente, o operário-estadista, resta à população brasileira o desconsolo de esperar por uma era de dificuldades e incertezas.
Seu amigo, Tito Costa.
2 comentários
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Amigos, peço que analisem bem o conteúdo da nova dialética petista. Henrique Meirelles escreve como se o problema do Brasil fosse apenas o economico. (Nós queremos os ladrões na cadeia e o desaparelhamento de instituições públicas e representativas, como OAB, CNBB, Cimi, etc..). A ciência economica, bem determinada e aplicada, é capaz de resolver sozinha os problemas economicos do Brasil, sem precisar de politicos e agregados, assim como o agronegócio, diga-se de passagem. De que adianta ficar falando de economia se as instituições brasileiras estão podres? Não precisamos de medidas economicas fabricadas por um ministério do planejamento ou o que o valha, precisamos de instituições que deixem os brasileiros trabalharem em paz, ganharem sua vida sem depender de ordens vindas das tais "instancias superiores". Que o governo saia de vida economica da nação e ocupe-se de funções de Estado. E nada mais.
FICO ARREPIADO DIANTE DO SER MÍTICO: "O LEVIATÃ"!!! Este ser tomou tudo da sociedade para os socialista, estamos vivenciando todos os sistemas de governo, A Ditadura Partidária, O populismo, A Cleptocracia e, tantos outros desvios de governos para desmanchar os conceitos morais de uma sociedade. O "VOTO" que essa quadrilha diz que é sua arma, na eleição de 2014 esses bandidos concordaram que o TSE fizesse a contagem secreta dos votos. É isso mesmo, uma meia duzia contou os votos das urnas e, após a contagem não é mais possível fazer uma recontagem dos votos por urna. BRAZIL: PÁTRIA EDUCADORA !!!
AH! A única coisa que "O LEVIATÃ" não tomou foi a ECONOMIA !! Sabe porque? Porque é impossível "socializar os bens de consumo" !! Os comunistas sabem disso!
Cuba, a ILHA DOS CASTROS, vai deixar de sofrer o embargo econômico que está sujeita há décadas, se houver junto a abertura de mercado, vocês vão ver quantos milionários irão aparecer como num passe de mágica. Os comunistas dizem uma coisa e fazem outra. Dizem que são contrários ao CAPITAL, mas não é o CAPITAL MONETÁRIO, são contra o CAPITAL HUMANO, eles querem uma plebe composta de LUMPEMPROLETÁRIOS somente. Ah! esse termo quer dizer: seção degradada e desprezível do proletariado.
Eles dizem uma coisa e fazem outra. Isto mesmo, cria-se bastante inocentes úteis, transforma-se muitos deles em IDIOTAS úteis que ficarão papagaiando as palavras que a elite dirigente coloca em suas bôcas e tão logo a "zelite" dirigente alcança o poder eles são descartados para então a "zelite" desfrutar dos recursos econômicos "conquistados".... O regime deles não sobrevive sem capitalismo então para manter o dominio implantam o capitalismo de estado ou seja o capimunismo... a estatização disfarçada como fazem com as micro e pequenas empresas impondo-lhes uma legislação que as impede de crescer...
Caro Rodrigo. Você tem razão.
O estado além de nos espoliar, ainda ameaça com aumento de impostos.
Se não bastasse cria cadastros e declarações para o produtores aumentando a burocracia ao produtor:
Certificação no INCRA, Cadastro Ambiental Rural-CAR, Ato declaratório Ambiental (ADA), agora criaram o Cadastro Rural para alimentar o CNIR.
É um montão de exigências que aumenta a despesa e atrapalha o setor.
É muito difícil cumprir com todas essas exigências.
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Nós somos uma direita pequena... e forte..., não queremos Lula em nosso colo, Sr. Tito, não adianta agora apelar ao truque sujo de dizer que Lula é direita. Lula é um esquerdista ordinário, que instalou no País uma nova politica, é mentira sua que o PT cedeu à politica tradicional, como se a politica tradicional fosse esse horror de desonestidade praticado por vocês desde sempre. Lula quebrou o País com o claro objetivo de comprar apoio politico, comprar eleições, fraudar eleições, responda Sr. Tito, quem no País havia feito tal barbaridade e com tanto cinismo, descaramento, desonestidade, malicia e com tamanho volume de recursos roubados?