Dilma quer Kátia, pra desespero de Tiririca, por João Batista Olivi
Por conta da resistência em aprovar o pacote fiscal, a presidente Dilma Rousseff pretende substituir o Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT). Em conversas reservadas, o nome que ganhou força é o da ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB). Dilma, porém, ainda não bateu o martelo sobre essa troca. Para isso, a presidente pretende conversar com o ex-presidente Lula.
Na reunião com os governadores na noite de segunda-feira (14) três nomes forma circulado como possíveis substitutos, Aldo Rebelo, atual titular de Ciência e Tecnologia, que já foi chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula; o ministro Jaques Wagner, atualmente na Defesa, preferido de Lula; e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, cujo nome subiu nas bolsas de apostas.
Segundo o jornalista João Batista Olivi, os integrantes do PT acreditam que Mercadante foi responsável pelo declínio do governo Dilma. "Todo mundo quer a saída dele inclusive o chefe maior, Lula", ressalta.
Os grandes meios de comunicação do país já dão como certo a saída do ministro da Casa Civil, que deve ocorrer nos próximos dias. Além disso, afirmam que o ex-presidente vai desembarcar nesta quinta-feira (17) em Brasília para aconselhará Dilma a convocar o titular da Defesa, Jaques Wagner (PT), para o cargo.
"Se a Dilma indicar a Kátia Abreu, perderá o apoio do MST e dos movimentos sociais, e ficará sem base no governo", avalia Olivi.
Em entrevista ao jornal El País um deputado do PT declarou que se indicada, a então ministra da agricultura, não agradará o partido. “Ela é muito reacionária. Somos a favor de tirar o Mercadante, mas colocá-la no cargo seria um retrocesso. Os petistas certamente se sentiriam traídos. Aqui no Senado ela não é bem vista. Muitos acham que ela só cresce no Governo porque é uma verdadeira puxa-saco”, declara.
2 comentários
Pesquisa do Fed de Nova York revela expectativas de inflação mistas em dezembro
Ibovespa tem avanço modesto com apoio de Petrobras e bancos
Procurador-geral da Venezuela pede notificação da Interpol contra oposicionista que vive no exterior
Guillen, do BC, diz que meta fiscal de 2024 deve ser cumprida, mas cenário demanda atenção
Turquia e Brasil são principais compradores de diesel russo, mostram dados da LSEG
Ibovespa sobe na abertura com commodities em alta
antonio carlos pereira Jaboticabal - SP
Na verdade não é bem assim. O PT quer o Lula no lugar de Mercadante, para Lula ajudar a Dilma,e também quebraria a asa do juiz Moro, se Lula não querer, mais cedo ou mais tarde ira ocupar um Ministério .
João Carlos remedio São José dos Campos - SP
Se Dilma estivesse preocupada com a situação do País, ela renunciaria ao seu mandato. Não existe mais apoio Político e muito menos Popular para a sua permanência no cargo; quando maior for a demora para sair, mais o Brasil vai "sangrar". Infelizmente, não podemos esperar por um ato de GRANDEZA vindo de pessoas PEQUENAS... Então, aguardaremos ansiosos pelo seu IMPEACHMENT!
Um vídeo com entrevista de Olavo de Carvalho, grande filosofo brasileiro, sobre o que está acontecendo no Brasil, sobre uma ótica real. Cada cidadão que é contra o que está acontecendo no Brasil, deveria assistir isso: www.youtube.com/watch?t=361&v=AcEoTtTel0g
Excelente vídeo Sr. Bertholdo, Olavo realmente é uma das pessoas mais brilhante e cultas do País.