Ministra da Agricultura sugere incluir diesel na CIDE, por José Luiz Tejon
Enquanto na França o primeiro ministro Manuel Valls recebe os produtores e promete a eles “nossa meta é dar novas perspectivas e esperanças aos nossos produtores”, no Brasil, celeiro do planeta, a Ministra Katia Abreu, estranhamente, sugere à Presidente Dilma incluir o óleo diesel no imposto da CIDE - Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, da mesma forma que a gasolina.
Na França os produtores dirigiram seus tratores para Paris, semana passada, foram 1.500 máquinas tomando o centro parisiense para protestar contra os custos da agricultura francesa, contra o embargo russo, as despesas com investimentos ambientais, encargos sociais crescentes, e a pressão de diminuição de preços, na ponta das bolsas e do consumo.
Incluir o diesel na CIDE significa imposto e, consequentemente, isso vai implicar em maiores custos aos produtores, custos na logística dos insumos como fertilizantes, sementes, defensivos, custo no transporte das safras e custos com impacto na distribuição dos alimentos, e vai para o bolso do consumidor.
Os custos de logística, a burocracia, os impostos, o combustível, penalizam dois setores do agronegócio: produtores rurais, pois esses não conseguem repassar custos para os preços, eles não mandam nos preços, e penalizam consumidores, que recebem o pacote pronto na hora de consumir. Mas o que o povo francês sabe de longa data é que segurança alimentar depende dos seus produtores. Portanto, lá na França, o governo já decidiu afrouxar as exigências ambientais, e oferecer um pacotaço de ajuda aos seus agricultores.
Falar em aumento de custos para o produtor brasileiro através do imposto no diesel, não faz sentido nas atuais circunstâncias nacionais.
Clique AQUI e veja mais artigos de José Luiz Tejon em seu blog no Notícias Agrícolas.
No link abaixo, veja o comentário de João Batista Olivi sobre o aumento dos tributos no Brasil:
>> Idéias de Jerico e o Desgoverno Dilma, por João Batista Olivi
1 comentário
Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto
Milho & Soja: O outro lado do potencial altista para o complexo agrícola, por Liones Severo
Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR
Todo governante sábio e pai prudente sabe que o calcanhar de Aquiles para ambos é a alimentação (a sobrevivência)!!! A História nos ensina que algumas batalhas foram vencidas com o simples corte na linha que distribuía e alimentavam as tropas adversárias. Ou seja, apesar da nossa suposta modernidade, apesar de todas as maravilhas modernas tecnológicas, apesar de todos os avanços, nós ainda dependemos da terra e daqueles que estão dispostos a se empoeirarem dela! Os sábios sabem disso e cuidam estrategicamente, afim de garantirem o indispensável à mesa. Os imbecis fazem o contrário: arrumam impostos, juros e leis que ilegalizam a produção de comida... Coisas de medíocres, de gente pequena com cabeça de angola! Fazer o que, senão esperar a dor de barriga dessas bestas!
Sr. Angelo, sábias palavras, mas o quê superou foi: ...de gente pequena com cabeça de angola!... Acredito que o Sr. se referiu às "galinhas de angola"...MUITO BOM !!!
Caro Ângelo Miquelão ,eu gosto muito de uma frase do Sr.Dalzir Vitória que diz "´só existe esperto porque existe trouxa"...Até hoje a classe rural foi usada de inocente útil,arreganha os dentes trabalhando,arriscando,ousando,abrindo fronteiras e porteiras e os bacanas(muitos inclusive têm origem na roça)insistem em nos tratar de Jeca Tatu,caloteiros,destruidores da natureza,chorões e outras pechas mais...O que esta gente não sabe é que sem nós a vida deles simplesmente não existiria,não existe e nem existirá...O Brasil é agro dependente,o que nos falta é liderança,pois a grande maioria que nos lidera é simplesmente LIXO.Saudações mineiras,uai!
Sr. João os aproveitadores usam o foco cultural do: FATOR SOCIAL DA TERRA !!!