Um grupo de marinheiros japoneses recolheu lixo de ruas no entorno da Estação Central do metrô do Recife na tarde desta quinta (30). A atitude dos militares, que estão no Recife devido à visita do navio japonês Shimayuki à capital, surpreendeu a população. A embarcação está atracada no Porto do Recife desde a última terça (28). [Veja vídeo acima]
"Os japoneses vêm nos dar um exemplo, que isso sirva de exemplo não só para mim, que vou levar para a sala de aula, porque também sou professora, assim como para todos que verão. Eu acredito que vão pensar duas vezes antes de jogar qualquer papel no chão", comentou a docente Clélia Barros.
"Desde criança, na escola, aprendemos que devemos fazer a limpeza. Então as crianças, na sala de aula, elas limpam as cadeiras e, conforme vai avançando a idade, aprendem a limpar outros lugares, como corredor, banheiro. Nós sempre fomos educados a limpar", disse a consul do Japão, Hitomi Sekiguchi.
A visita do navio ao Recife faz parte da comemoração dos 120 anos do acordo de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão. Durante a tarde, a embarcação recebeu 80 meninos e meninas. As crianças atendidas por creches públicas da capital receberam roupas e material escolar doados por japoneses.
Copa
No ano passado, após o jogo entre Japão e Costa do Marfim, na Arena Pernambuco, no Grande Recife, a torcida japonesa também chamou a atenção de quem estava no estádio. Alguns ajudaram a coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante a festa nas arquibancadas. A cena repercutiu em todo o país.
Veja vídeos sobre a ação da torcida japonesa na Copa do Mundo do Brasil: