Tem início sexta etapa de fiscalização de estoques públicos
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram, nesta semana, a sexta etapa de fiscalização dos estoques públicos. Desta vez, serão visitados os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Tocantins e São Paulo. Esta etapa envolve 16 profissionais e os trabalhos seguem até o final do mês (31).
De acordo com o superintendente de Fiscalização de Estoques da Companhia, Francisco Farage, a expectativa é fiscalizar 1,58 milhões de toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 110 armazéns próprios e credenciados. Os produtos foram adquiridos por meio de Aquisição do Governo Federal – AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados.
Nos casos em que se identifica algum desvio, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve, ainda, restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
Até o final deste ano, outras quatro rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demandas dos programas operados pela Companhia.
Nas cinco primeiras etapas foram vistoriados 4.404 milhões de toneladas de produtos. Segundo balanço da Companhia, 131 funcionários da empresa verificaram a quantidade e a qualidade dos produtos em 580 armazéns localizados em 27 estados do país.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC