Soja foca clima nos EUA e compra de fundos para ampliar ganhos em Chicago nesta 5ª
A volatilidade segue no mercado internacional da soja na sessão desta quinta-feira (16). O movimento das cotações, no entanto, é positivo e as altas, por volta das 9h30 (horário de Brasília), variavam entre 6,25 e 7,25 pontos, com o março/16 cotado a US$ 10,24 por bushel na Bolsa de Chicago.
O mercado espera por novas informações sobre a safra 2015/16 dos Estados Unidos e observa ainda o comportamento climático no país e o seu impacto sobre as lavouras. E esse quadro, como já adiantaram os analistas, deve manter os negócios bastante voláteis no mercado futuro americano.
Segundo Bryce Knorr, analista de mercado do site internacional Farm Futures, "há compras de fundos nos mercados de soja e milho nesta quinta-feira diante - além das informações já conhecidas - das previsões do clima mais quente em muitos anos por várias partes do Meio-Oeste americano".
As previsões climáticas têm sido atualizadas a todo momento diante dessas condições. Nos mapas divulgados hoje há uma indicação do tempo mais quente se deslocando para o leste do país no final de semana e a temperatura no Kansas, por exemplo, chegando a bater nos 37,7ºC (100ºF) nesta quinta. Além disso, mostram ainda tempestades se deslocando por Iowa e norte de Illinois. "Isso poderia acrescentar mais umidade e riscos de inundações nessas áreas.
Os dados, inclusive, já alteraram o novo mapa de previsões de chuvas para os próximos sete dias nos EUA e os acumulados passam a ser esperados entre 25,4 mm a 101,6 mm de chuvas, como mostra o mapa a seguir, reportado pelo NOAA - departamento oficial de clima do governo americano.
Previsão de Chuvas nos EUA nos próximos 7 dias - Fonte: NOAA
Ao mesmo tempo, o andamento do mercado financeiro também é acompanhado, porém, com menos peso agora, além do andamento do dólar, principalmente o dólar index.
O analista do Farm Futures afirma também que a aprovação das medidas de austeridade na Grécia na noite desta quarta-feira (15) também trouxe um alívio ao mercado financeiro e aos investidores, de uma forma geral. Os desdobramentos do caso, no entanto, continuam a ser acompanhados.
Hoje, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo boletim de vendas semanais para exportação, importante indicador da demanda e pode trazer algum impacto, mesmo que pontual, sobre o andamento das cotações.
0 comentário
Esmagamento recorde nos EUA sustenta preços da soja que fecham 6ªfeira subindo em Chicago
Dólar mais fraco nos EUA ajuda e soja abre a sexta-feira subindo em Chicago
Com volta da umidade nas principais regiões produtoras de soja, preocupação se volta para o manejo de fungos e doenças
Soja tem quarta sessão consecutiva de perdas e contratos janeiro e março perdem os US$ 10 por bushel em Chicago
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 5ª feira e perde mais de 1% na carona dos grãos, derivados e petróleo
Soja se desenvolve bem em Itambaracá/PR