Algodão: Custo variável chega a 107,8@/ha na safra 2015/16 do Mato Grosso
Nos últimos anos, a relação de troca da pluma em Mato Grosso vem em escalada. Isso está ocorrendo pois, embora o preço da pluma permaneceu estável, os custos de produção vêm registrando elevações consideráveis. Na safra 2015/16, a estimativa atual é de que o produtor tenha que comprometer 107,8@/ha de pluma para cobrir seus custos variáveis, aumento de 27,2% ante a safra 2013/14, sendo que neste período, o preço da pluma variou em apenas 0,7%.
Essa alta nos custos descolada das variações de preço da pluma, e consequentemente, redução da margem dos produtores, se deu principalmente devido à valorização cambial de 22,3%, que causa forte impacto, sobretudo nas despesas com insumos, que por sua vez, subiram em 32,6% neste período. Assim, para não reduzir as margens a ponto de trabalhar no vermelho, as negociações tanto de compra (insumos), quanto de venda (algodão), devem ser cada vez mais certeiras.
Leia o boletim na íntegra no site do Imea.
0 comentário
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão
Associação Baiana dos Produtores de Algodão elege nova diretoria para o biênio 2025/2026