Momento em que Fed elevará juro nos EUA parece menos certo, segundo analistas
Por Elvina Nawaguna
WASHINGTON (Reuters) - A incerteza sobre quando o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, começará a elevar taxas de juros está crescendo entre analistas, em meio a sinais de que a economia está enfrentando dificuldades para se recuperar após quase certamente ter sofrido uma contração no primeiro trimestre.
Uma pesquisa da Reuters publicada nesta terça-feira mostrou que 28 de 50 economistas disseram que agora estão menos convencidos sobre quando o Fed vai dar início ao aperto monetário, mas a mediana ainda sugere que o banco central agirá no terceiro trimestre, resultado semelhante ao obtido no levantamento de abril.
Até março, o consenso era de que o Fed elevaria a taxa de juros em junho, uma vez que esperava-se amplamente que a economia dos EUA acelerasse até o meio do ano.
A pesquisa estimou que a economia crescerá a uma taxa anualizada de 2,7 por cento no segundo trimestre, um salto considerável ante a mísera taxa de 0,2 por cento registrada no começo do ano - número que quase certamente será revisado para baixo.
Além disso, a pesquisa previu que as pressões inflacionárias continuarão benignas durante o ano. A expectativa é de que a inflação, como medida pelo índice de preços ao consumidor, fique em média em 0,3 por cento neste ano, sem alterações ante a estimativa de abril.
(Pesquisa e análise por Swati Chaturvedi e Khushboo Mittal)
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA