Índices asiáticos caem com perda de ímpeto da economia dos EUA
Publicado em 30/04/2015 07:45
Por Shinichi Saoshiro
TÓQUIO (Reuters) - Os mercados asiáticos recuaram nesta quinta-feira após dados ruins sobre o crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre, uma vez que o país é um importante destino das exportações de muitas das economias da região.
As notícias decepcionantes sobre a maior economia do mundo somam-se à desaceleração na China e a receios persistentes sobre a Europa uma vez que a Grécia se desdobra para evitar a falência.
Às 7h39 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 1,26 por cento, com perdas nas bolsas da Coreia do Sul, Austrália, China e Hong Kong.
O índice japonês Nikkei teve queda de 2,7 por cento, ampliando perdas depois que o banco central do Japão manteve a política monetária. A decisão era esperada, mas desapontou alguns participantes que haviam apostado que o BC poderia aumentar seu já forte programa de estímulos.
A economia norte-americana cresceu apenas 0,2 por cento no primeiro trimestre, uma forte desaceleração ante o crescimento de 2,2 por cento no trimestre anterior. Os dados decepcionantes diminuíram ainda mais perspectivas já fracas de que o Federal Reserve, banco central dos EUA, elevará a taxa de juros em junho.
"Se os EUA foram a principal fonte da desaceleração no crescimento de exportações asiáticas no primeiro trimestre, devemos ver o crescimento começar a acelerar", escreveram analistas da ING.
Porém, alguns economistas observaram que as economias asiáticas dependentes de comércio estão mais sensíveis agora às tendências de crescimento na China do que nos EUA.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 2,69 por cento, a 19.520 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,94 por cento, a 28.133 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,76 por cento, a 4.442 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve queda de 0,72 por cento, a 2.127 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,34 por cento, a 9.820 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES avançou 0,01 por cento, a 3.487 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,83 por cento, a 5.789 pontos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters
1 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Liones Severo Porto Alegre - RS
Crescimento de apenas 0,2% no trimestre nos EUA, contra 2,2% no trimestre anterior... Dizer que perdeu o ímpeto não corresponde à realidade (mas não tira a gravidade do fato)... Imaginem se fosse a China que perdesse 2 pontos percentuais do seu PIB no trimestre, o que as manchetes economicas estariam gritando??!!. Vou repetir: quando os USA está vomitando, todos dizem que estão com leve desconforto estomacal, mas quando a China soluça, dizem que ele está vomitando em estado adiantado de desidratação... Não digo isso porque sou a favor de A ou B, mas sim porque nós, brasileiros, devemos atentar de como temos sido enganados por noticias malversadas. As maiores estapafúrdias acontecem com relação ao agronegócio. Lembrem-se: a China é o nosso maior parceiro... Um dia vamos aprender em acreditar em nós mesmos !!!