Deputado do PSDB quer "auditoria da auditoria" do balanço da Petrobras
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) vai encaminhar um requerimento à CPI da Petrobras para pedir uma "auditoria da auditoria" feita pela PricewaterhouseCoopers do balanço da petroleira do ano de 2014, argumentando que as perdas apresentadas podem ter sido subestimadas.
"A ex-presidente (da Petrobras Maria das Graças Foster) anunciou que havia projeção de déficit de 88 bi de reais e, passados dois meses, o prejuízo é de 21 bi? É preciso encontrar as razões pelas quais se chegou a esse numero que revela uma diminuição abrupta", disse o parlamentar. "Quero saber que mágica foi essa", adicionou o tucano.
No balanço não auditado do terceiro trimestre, divulgado no fim de janeiro, a Petrobras disse que um terço dos ativos da companhia passou por uma avaliação e foi constatado superavaliação de 88,6 bilhões de reais e subavaliação de 27,2 bilhões de reais, o que poderia indicar a necessidade de uma baixa contábil de 61,4 bilhões de reais.
Posteriormente, na divulgação do balanço auditado de 2014, a Petrobras informou que teve um prejuízo de 21,6 bilhões de reais no ano passado, após contabilizar perdas de 6,2 bilhões de reais por corrupção e reduzir em mais de 44 bilhões de reais o valor de seus ativos.
O deputado tucano ainda quer ouvir representantes da PricewaterhouseCoopers.
O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), questionou o pedido de auditoria do parlamentar tucano e argumentou que tem motivação política.
"Não tem cabimento fazer auditoria de um auditor internacional e a CPI não teria nem recursos para isso", disse ele a Reuters.
Os parlamentares falaram com jornalistas após visita pela manhã na sede da Petrobras. Eles só deixaram o local no meio da tarde.
Durante a visita à estatal, os deputados da CPI se reuniram com diretores e funcionários da empresa, com o objetivo de conhecer melhor os processos decisórios e detalhes sobre o balanço de 2014.
Os parlamentares obtiveram a promessa de que a estatal vai aprimorar sua governança de forma a reduzir os riscos de práticas de corrupção.
"Nós acreditamos que o balanço é verdadeiro... Acreditamos que a Petrobras virou a página e que ela não viva mais o que viveu e os prejuízos que teve", declarou o presidente CPI, Hugo Mota (PMDB-PB).
A comitiva da CPI da Petrobras pretende fazer diligências a várias unidades da Petrobras, como Transpetro, o braço de transporte da Petrobras.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA