Secretaria de Política Agrícola altera data de zoneamento agrícola para o plantio do trigo em São Paulo
No dia 13 de abril foi publicada no Diário Oficial da União a retificação das portarias nº 245 e 251 que altera o período de zoneamento agrícola para o plantio de trigo no Estado de São Paulo. A publicação é da Secretaria de Política Agrícola, departamento vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Alteração da data do zoneamento agrícola paulista é uma reivindicação constante das cooperativas e produtores e, através da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo foi possível unir forças com a cadeia produtiva na busca da correção da janela de plantio, que é de suma importância.
A região de Capão Bonito foi enquadrada no grupo 5 a 15 que determina o plantio entre 11 de fevereiro à 31 de maio. A classificação anterior determinava a semeadura entre 11 de fevereiro à 20 de maio, ou seja, a mudança foi de apenas 10 dias. Segundo os produtores e as cooperativas da região, o ideal seria o plantio ser entre 20 de março à 30 de junho devido às condições climáticas serem mais favoráveis. Além disso, a mudança na data do zoneamento garantiria aos produtores a cobertura do seguro agrícola que segue o calendário da Embrapa e, portanto, não ressarce possíveis prejuízos causados fora da data oficial.
“O aumento de 10 dias ajuda pouco. Não precisamos plantar em fevereiro, o ideal seria plantar entre 20 de março à 30 de junho”, defende Luiz Carlos Mariotto, gerente da Cooperativa Agrícola Capão Bonito.
No dia 09/02 o Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo, Sr. Christian Saigh, o Presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Sr. Nelson Montagna e os representantes das empresas Bunge, Sr. Claudemir Toschi e Correcta, Sr. Mauricio Ghiraldelli, reuniram-se com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Sr. Arnaldo Jardim, para tratar dos principais entraves do setor e buscar soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva. Dentre os assuntos tratados destacou-se a alteração do período de zoneamento agrícola. Acesse a matéria na integra do que foi discutido na reunião – https://migre.me/pv8wV.
0 comentário
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso