Em Marechal de Cândido Rondon (PR), colheita da soja chega ao final e produtividade ficou abaixo do esperado devido ao clima irregular
Na região de Marechal Cândido Rondon (PR), a colheita da soja da temporada 2014/15 caminha para o final. Por enquanto, a média de produtividade das plantações está abaixo do esperado pelos produtores e gira em torno de 55 sacas por hectare. O cenário é decorrente do clima irregular registrado no início do plantio da safra.
Segundo o engenheiro agrônomo da cidade, Cristiano da Cunha, as perdas se consolidaram ao longo do ciclo, principalmente, nas plantas semeadas a partir do dia 8 a 9 de setembro. “Esse ano, o produtor antecipou o plantio e o clima foi desfavorável no momento de enchimento de grãos. Nessas áreas, temos quebra de até 15 sacas do grão por hectare. Porém, as plantações cultivadas mais tarde, os prejuízos não foram tão grandes”, destaca.
Outra preocupação dos produtores rurais do município durante o desenvolvimento da oleaginosa foi o surgimento da lagarta falsa medideira nas plantas. “Tivemos um surto da praga e fizemos até 3 aplicações para tentar controlar a lagarta. Além disso, o clima também contribuiu para essa situação, já que a falta de umidade dificultou o controle da praga e a eficiência dos produtos”, acredita Cunha.
Safrinha de milho
Frente ao avanço da colheita, os agricultores já fizeram o plantio da safrinha de milho que, nesse momento, alcança 90% da área projetada para essa safra. E, apesar do clima ainda estar irregular, as chuvas tem beneficiado o desenvolvimento das plantas do cereal.
“Como os produtores conseguiram fazer o plantio dentro da janela ideal e há os investimentos em tecnologia, a perspectiva é de uma boa safra. O rendimento médio das plantas pode chegar a 300 sacas do grão por alqueire”, explica o engenheiro agrônomo.
Em Marechal Cândido Rondon, os agricultores tinham até meados do mês de março para finalizar o cultivo do milho safrinha. Paralelamente, as previsões climáticas indicam precipitações nos próximos dias para a região que, se confirmadas, deverão favorecer o crescimento da cultura.
0 comentário
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado