Entrada líquida de estrangeiros em 2014 na Bovespa é a maior desde 2009

Publicado em 05/01/2015 12:35

LOGO REUTERS (16408)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou 2014 com a maior entrada líquida de capital externo em cinco anos, de acordo com dados divulgados pela BM&FBovespa nesta segunda-feira, mas as perspectivas para os próximos 12 meses não são as mais animadoras.

O saldo líquido positivo no ano passado somou 20,3 bilhões de reais, ante 11,7 bilhões de reais em 2013. Em 2009, ano em que houve a maior entrada de capital externo na bolsa brasileira, o ingresso totalizou 20,6 bilhões de reais.

O ano de 2014 foi marcado por forte volatilidade no mercado acionário local, em particular perto do período eleitoral em outubro. O Ibovespa , índice que reúne as ações com maior liquidez, fechou o ano com uma perda de 3 por cento.

Em relação ao fluxo de estrangeiros, apenas três meses registraram saldo negativo no ano passado: janeiro, outubro e dezembro.

A manutenção dos juros baixos principalmente nos Estados Unidos, a crise na Rússia --que levou muitos fundos focados em mercados emergentes a realocarem seus recursos-- e a depreciação cambial foram alguns fatores citados por profissionais no mercado para explicar o resultado positivo do fluxo para ações brasileiras, apesar da fraca atividade e incertezas econômicas no país.

Mas 2015 começa com expectativa de elevação das taxas de juros nos EUA, o que tende a reduzir a ampla liquidez global e esfriar parte das operações de arbitragem com os juros baixos e índices de ações no Brasil.

O quadro desfavorável para commodities como o minério de ferro e petróleo também reforça dependência nos próximos passos da nova gestão da presidente Dilma Rousseff, a fim de colocar a economia nos trilhos, com atenção especial de investidores para um aguardado ajuste fiscal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário