Federarroz apoia a exportação de arroz
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) atuou nos últimos dias no sentido de dar suporte à abertura de novos mercados para a venda externa do arroz gaúcho. O presidente Henrique Osório Dornelles destacou a mobilização da diretoria junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a liberação de certificados de sanidade e o atendimento de necessidades documentais de um novo país importador. “Há, por parte da Federação, um íntimo interesse em fomentar a venda externa e facilitar o escoamento de parte da nossa produção para o mercado internacional”, enfatiza.
Segundo Dornelles, nos últimos anos o Brasil tem mostrado alto grau de competitividade para atender à demanda mundial, especialmente de países da África e da América Latina, por conta da qualidade do grão produzido no Sul e da estrutura criada para este fim. “Hoje o mercado doméstico também está ligado à comercialização internacional, uma vez que nos tornamos um importante País exportador e, há pelo menos cinco anos, integramos a lista dos 10 maiores fornecedores de arroz do mundo”, destaca.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem expectativa da exportação de um milhão de toneladas até o final do ano comercial 2013/14, em fevereiro de 2014. Para Henrique Dornelles, é importante frisar que há demanda pelo arroz gaúcho, que a valorização do dólar estadunidense abre novas oportunidades nessa área e que a Federarroz está aberta ao diálogo e para ajudar, naquilo que for possível, tradings e entidades que buscam o fortalecimento do comércio internacional do grão.
0 comentário
SindArroz-SC reforça apoio ao setor arrozeiro e celebra boas perspectivas para safra 2024/25
Boletim Logístico da Conab revela desempenho das exportações de soja e milho na safra 2023/24 apontam tendências para o próximo ciclo
Conab negocia cerca de 91,7 mil toneladas de arroz em leilões de Contrato de Opção
Hedgepoint atualiza mercado global de grãos
Arroz/Cepea: Indicador volta a operar abaixo de R$ 100/sc
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda