Ministérios reúnem-se para viabilizar a regularização ambiental
Reuniram-se na última quinta-feira, 08 de agosto, em Brasília, representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) para discutir a viabilidade operacional da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma medida que visa a regularização ambiental das mais de 5,2 milhões propriedades rurais em todo o Brasil.
O CAR é um dos instrumentos do Programa de Recuperação Ambiental (PRA), um conjunto de ações e iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental. Surge como uma oportunidade de estreitamento de relações entre os Ministérios da Agricultura e o do Meio Ambiente, prevendo um acordo de cooperação e parceria entre os dois ministérios na fiscalização das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.
A reunião teve como pauta a criação de encontros regionais específicos para capacitação de 81 técnicos multiplicadores em todo o país, que levarão para seus estados e regiões o conhecimento técnico necessário para a implementação e operacionalização do Cadastro. O prazo, após a implantação do sistema, é de dois anos para a inclusão de todas as propriedades ao CAR.
0 comentário
Presidente Lula sanciona Lei sobre os procedimentos da produção de bioinsumos
Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical