Nordeste discute novas propostas para caracterização do meio rural
Uma proposta para uma nova tipologia do meio rural do Nordeste discutiu nesta segunda-feira (05), em Recife, no Hotel Vila Rica (Av. Boa Viagem, 4308 – Boa Viagem). A iniciativa integra o projeto Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas púbicas, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os resultados da pesquisa, apresentados no evento, contribuirão para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável, que considere as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental do meio rural brasileiro.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O evento contou com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, José Aldo dos Santos; do titular da pasta de Planejamento do Piauí, César Fortes, e da secretária de Educação do Maranhão, Conceição Andrade.
Caatinga
Na região Nordeste, foram identificadas quatro regiões, que reúnem tipologias em comum. “Na área que identificamos como Caatinga 4, está a área mais seca, que não encontrou saída após a crise do algodão dos anos 80. É uma região de pequenos municípios rurais que não tiram seus recursos da atividade agrícola”, exemplifica o geógrafo.
O projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil proporcionará um instrumento para ampliar e consolidar o debate em torno dos espaços rurais e das populações que deles dependem. O trabalho foi realizado pela professora e consultora Tânia Bacelar e uma equipe de pesquisadores integrada, por exemplo, pelo geógrafo Jan Bitoun. Segundo a professora Tânia, um dos objetivos do projeto é “explicitar as implicações da releitura dos espaços rurais sobre as políticas públicas”.
0 comentário
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Cacau, Carne Bovina para a China, Argentina, Guerra Comercial e Trump
ARP#371 - Força, clareza e ousadia
Los Angeles tem previsão de ventos perigosos que podem reatiçar incêndios devastadores
Podcast do NA #62 - Registros de bioinsumos cresce em 2024
Colheita de soja começa com chuva em MT; no Sul e em MS, estiagem preocupa
Exportações de SC somam US$ 11,7 bilhões em 2024