Um mundo com menos fome, por Amilcar Centeno
Publicado em 18/12/2012 10:57
e atualizado em 08/03/2020 15:32
Por Amilcar Silva Centeno.
O caminho ainda é longo, mas estamos caminhando na direção certa para construirmos um mundo com menos fome!
Pelo menos é isso que a FAO apresenta em seu recente relatório “O Estado da Segurança Alimentar no Mundo” (The State of Food Insecurity in The World, FAO, 2012).
Neste documento a FAO reconhece que ainda temos 870 milhões de pessoas sofrendo de subnutrição crônica. Isto equivale a escandalosos 12,5% da população Mundial. Em outras palavras, 1 a cada 8 habitantes deste planeta passa fome!
Como não poderia deixar de ser, a maior parte dos subnutridos, 852 milhões de pessoas, encontram-se nos países em desenvolvimento, notadamente na Asia e na África Sub-Sahariana (gráfico 1).
A boa notícia é que apesar de este número ser absurdamente alto, a FAO também reconhece que o progresso da humanidade em reduzir a fome tem sido maior do que se estimava anteriormente. Caso mantenhamosa redução média no número de subnutridos observada nos últimos 20 anos, chegaremos muito próximos da meta de desenvolvimento do milênio (MBG - Millenium Development Goal)de reduzir pela metade o número de subnutridos crônicos no nos países em desenvolvimento até 2015 (gráfico 2).
Porém a FAO faz um alerta: a maior parte desta redução na fome foi alcançada antes da 2007-2008. O abrupto aumento no preço dos alimentos e o desaquecimento da economia observado desde 2009 contribuíram para reduzir o ritmo no combate a fome. Esta desaceleração foi menor do que se havia estimado no início da crise econômica mundial, mas precisa ser revertida para que alcancemos a Meta do Milênio até 2015.
Por outro lado, fica claro na avaliação da FAO que a retomada no crescimento econômico mundial não é suficiente para resolver o problema. É preciso que este crescimento envolva e alcance as regiões mais pobres, aumentando o nível de emprego e a renda destas populações.
Regiões como a o Leste e o Sudeste asiáticos, bem como a América Latina, têm conseguido fazer isso e estão na direção e no ritmo certo para atingir a Meta do Milênio. Por outro lado, a África, o Oriente Médio e o Sul da Ásia precisam reverter a tendência de aumento no número de subnutridos observada nas últimas décadas.
O documento deixa claro que a situação é grave e que o desafio é grande, sendo necessário fazermos algumas correções de rota,mas de uma maneira geral, estamos no rumo certo!
PENSE NISSO!
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
100teno Estratégia Planejamento
0 comentário
Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto
Milho & Soja: O outro lado do potencial altista para o complexo agrícola, por Liones Severo