Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 17/11/2009 23:00

    A CNA respondeu para mim: "Verifique a metodologia do censo antes de fazer os seus comentários" e eu replico: ...CNA, Vocês tem alguma dúvida de que o questionário aplicado pelo IBGE no primeiro semestre de 2007 se referia à produção obtida em 2006? Eu estou denunciando este fato [ERROS] desde o dia 03 de outubro e vocês só agora? A divulgação ocorreu em 30/09/09.

    Ademais, tu te lembras que numa certa época foi dito que a partir daquele momento ocorreria uma "unificação" (homogeneização) da divulgação entre a CONAB e o IBGE? E, que o referido propósito tinha merecido o maior empenho por parte do ex-ministro Roberto Rodrigues? Que levou anos para consegui-lo?

    Olha pelos anexos. A partir de JULHO de 2007 a CONAB "reformou" principalmente a área e a produção de soja e até hoje vem informando que a colheita da safra 2005/06 foi de 55,027 milhões de t de soja. Anteriormente constava 53,413 milhões de t. Já a safra 2004/05 também teve seus numeros refomados. Antes constava 51,452 mmt e atualmente, 52,304 mmt.

    Quanto à PAM (Produção Agricola Municipal), se você soubesse como é "chutada" a nivel de campo, não daria a menor credibilidade - Não existe escritório do IBGE na maioria dos municipios e os questionários são encaminhados para as Prefeituras, que se socorrem dos escritórios da EMATER e que "chutam" as infomações com base no Achômetro de cada um. Se é um ano em que o consenso geral diz que há aumento de área, o chute é para cima... e se for um ano de dificuldades e que tem um consenso geral de diminuição da área, o chute é para baixo.... Eles ficam telefonando para os revendedores de insumos e conforme as vendas, dão os chutes. Portanto, quanto mais longe [no tempo] tiver sido efetuado o ultimo censo, mais chutados ficam estes dados. É o caso, pois vinham acumulando chutes desde a divulgação do Censo Agropecuário realizado em 1997.

    Tudo isto é levado para o CRIVO do Agente Regional do IBGE que dá uma "calibrada" antes de encaminhar os dados para os "cariôcos" que terminam de dar o chute final. É assim e não adianta discutir, vá nos municipios e veja. Já participei disto muitas vezes.

    Não examinei dados relativos ao leite.

    Continuo afirmando que para a maioria dos jornalistas números são sempre uma "Má Temática" e por isso eles não estão nem aí... com estes absurdos. Engoliram solene e ignobilmente esta falsidade e todas as demais onde erroneamente o MDA avoca para si os reultados da Agricultura Familiar da classificação do IBGE.

    E reafirmo também que "Números bem torturados pelo IBGE e pelo MDA, confessam qualquer coisa".

    Portanto, com tais discrepâncias e a maior delas, a ausência das culturas de Sorgo, Aveia, Centeio, Cevada, Linho, Crambe, Nabo Forrageiro e Triticale que somadas tem mais de 1,0 milhão de hectares, o que mais precisa para tornar totalmente sem credibilidade os dados do Censo Agropecuário do IBGE?

    Nos ultimos anos quantas vezes você ouviu as autoridades se referirem a 6,0 milhões de propriedades rurais mas o Censo apurou somente 5, 172 milhões ? Se já tinha quase 5,0 milhões em 1996, somando-se os mais de 1,0 milhão de familias assentadas de lá para cá, o numero de propriedades teria que ter se aproximado de 6,0 milhões, não teria?

    Isto é mais uma prova de que centenas de milhares de propriedades simplesmente não foram visitadas pelos Recenseadores e não adianta dizer que pode ser completado com pesquisa porque Censo é contagem.

    Já em 2007 eu denunciei que havia centenas de agricultores que me escreviam e me telefonavam, para informar que nenhum Recenseador lhes havia visitado. Agora temos a comprovação.

    Att, Telmo Heinen - Formosa (GO) 61-9989-6005

    Comentário referente a notícia: [b]CNA ALERTA: IBGE errou no censo[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=57647

    0