Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Cesar Schantz Lucas do Rio Verde - MT 21/10/2009 23:00

    SOBRE A SAFRINHA NO MT - tentarei em poucas linhas explicar porque o Mato Grosso planta tanto milho safrinha mesmo tendo tanto problemas de comercialização... Quem conhece a historia do desenvolvimento desse Estado sabe que o capital para abertura de área e de compra de maquinário para que se pudesse produzir foi financiado por bancos ou por empresas privadas(ENDIVIDAMENTO). Mas como crescer em area e tecnologia ao mesmo tempo?? Isso demanda muito capital, certo!! o MODELO "que se instituiu quase que generalizado" foi de financiar MAIS areas atraves de CPR ou CUSTEIO todo ano. (EFEITO BOLA DE NEVE).

    Chegamos ao ponto: a area safrinha para muitos é financiada para cobrir contas passadas, ou da propria soja que a antecede..., como???? CPR financeira, adiantamento por saco de colheita futura ,etc... Então deve-se entender que a segunda safra é quase necessaria para quem tem deficit de recursos... principalmente depois dessa crise mundial. com as multinacionais restringindo o credito. Logicamente não é a regra, mas muitos produtores dependem da safrinha para "TOCAR" o negocio. E acreditem, quem quiser o mercado para a proxima safrinha já esta bombando aqui.. .qual é a magica??? NESCESSIDADE , sem contar vantagens agronomicas (quem entende da materia sabe o que estou falando).

    Se o MT produziu em 2009 em torno de 8,6 milhoes de toneladas de milho, imaginem com uma janela de plantio 15 dias antecipada pelas chuvas que tivemos nesse inicio de plantio da safra de soja em set. e out.??

    Telmo, sei que a critica do excesso de milho cabe a nós produtores de milho do MT, mas se perguntar a alguem que esta no corredor da morte, "qual o dia que ele gostaria de morrer?", com certeza ele diria "no ano que vem!!"...

    Para muitos é chover no molhado, para outros talvez ajude a entender um pouco dos problemas enfrentados pelos produtores rurais.

    0