Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 01/07/2009 00:00

    LIVRE MERCADO! ONDE? - Sr. Nairo Alméri: em resposta à sua matéria publicada pelo “Hoje em Dia” o que tenho a dizer (como cafeicultor e não como economista), é que se realmente os negócios no mundo fossem regidos em sua plenitude sobre a lei da livre economia de mercado, tenho certeza que nós da cafeicultura (como de qualquer outro setor do agronegócio Brasileiro) não estaríamos nesta situação de penúria com nossas atividades.

    Caro Nairo, não sou nenhum economista, por isso já antecipo as desculpas pela minha ignorância caso esteja escrevendo asneiras, mas acredito que a lei de livre economia de mercado pode ser simplificada como “O ESTADO NÃO INTERFERE NA ECONOMIA, ONDE OS PREÇOS SÃO DETERMINADOS PELA LEI DA OFERTA E DA PROCURA”. Entretanto:

    Quando os governos dos paises desenvolvidos como EUA e muitos da Europa pagam subsídios para seus agricultores de soja, milho etc, (garantindo a estes o mínimo de lucro para sua sobrevivência em caso de catástrofes climáticas, catástrofes econômicas ou ate mesmo para quando existe excesso de produto no mercado e os preços não cobrem os custos), isso não caracteriza intervenção do governo no mercado?

    Quando os EUA pagam prêmios maiores pelos cafés colombianos, pelo nobre fato de se evitar que o cafeicultor da Colômbia abandone sua atividade abrindo espaço para os narcotraficantes, isso não é intervenção do governo no mercado?

    Quando o Governo da Colômbia anuncia subsídios para os produtores de cafés comprarem adubos isentos de impostos, renovarem suas lavouras e aumentarem seu parque cafeeiro, isso não é intervenção do governo no mercado?

    Quando paises como a França despejam dinheiro aos baldes para paises (como o Vietnã) aumentarem sua produção de café, com a desculpa que estão estimulando a economia do pais e ajudando a tirar o povo da miséria, quando na verdade um trabalhador vietnamita não ganha mais que 5 dólares por dia nas lavouras de café, isso não é intervenção de mercado?

    Assim caro Nairo, não estamos cobrando nada do Governo, que não seja o nosso direito de sermos defendidos desta falsa idéia de livre mercado, pois enquanto o nosso governo cumpre à risca essa idéia e quebra toda a cadeia produtiva da cafeicultura Brasileira, paises como Colômbia e Vietnã se preparam para se tornar os maiores produtores e exportadores de café do mundo, um posto que sempre foi do nosso País.

    Quanto ao fato de procurarmos o Tesouro Nacional, fique tranqüilo pois o seu dinheiro, como de qualquer outro Brasileiro, está a salvo de nossas garras de cafeicultores insaciáveis, pois nossas dividas - por incrível que pareça - é conosco mesmos..., sim, estamos devendo para nós mesmos, pois o dinheiro que devemos é para o FUNCAFE, um dinheiro nosso!!.

    Fique tranqüilo, portanto, sr. Nairo, seu dinheiro vai estar sendo usado para salvar outros setores como os Bancos, Industria automobilísticas, FMI, estes que infelizmente só aceitam a lei do livre mercado quando ganham dinheiro.....

    Silvio Marcos Altrão Nisizaki, Cafeicultor de Coromandel

    0