Fala Produtor - Mensagem

  • Hélio José Alves de Figueiredo S. S. do Paraíso - MG 29/06/2009 00:00

    O produtor de café que vive exclusivamente da sua propriedade rural, sem dúvida alguma está em desvantagem do produtor que tem outra atividade. Os produtores de café "Puro Sangue", com a perda de poder de compra durante todos estes anos, compra seus insumos e vende sua produção sempre na hora errada. Compra caro e vende barato. Ele perde seu capital de giro, e normalmente precisa que saia algum financiamento para que ele começe a fazer as suas compras.

    Em relação a diminuição dos custos de produção através da mecanização, ficam evidentes as diferenças, pelo alto custo de se mecanizar.

    Alem disso, é com o lucro que ele tira do café é que ele paga a conta de luz, do telefone, da escola dos filhos, o plano de saúde etc.... Diferente do cafeicultor "não puro sangue" que pode ter noites de sono mais tranquilas, pois pelo menos as despesas da sua casa estão asseguradas pela sua outra atividade.

    Vou dar uma sugestão que pode parecer ridícula, e de difícil execução. Um pepro de R$ 40,00 para os produtores que vivem exclusivamente da sua atividade rural.

    0