Fala Produtor - Mensagem

  • Milton Aguiar Ribeiro Neto Rondonópolis - MT 26/06/2009 00:00

    João Batista e ouvintes do Terraviva,

    Bem, eu gostaria de agradecer pelo espaço que nos abre para falar sobre o Processo de Recuperação Judicial (antiga concordata), que vem tornando-se cada vez mais freqüente, principalmente quando trata-se de frigoríficos.

    João, Eu estou juntamente com um grupo de pecuaristas aguardando a mais de 2 anos a Recuperação do Frigorífico Mozaquatro, que fica em Fernandópolis – SP. Pois bem, você quer saber o que aconteceu até hoje, os trabalhadores receberam em parcelas conforme acordado com o sindicato da categoria, já o restante dos fornecedores como os pecuaristas, postos de combustível, frota de caminhões (terceirizada), fornecedor de embalagens, etc, não receberam nada e sinceramente a esperança está muito pequena.

    Por isso não podemos aceitar essa Lei de Recuperação Judicial da forma que ela está hoje, jogando toda a conta nas costas do fornecedor. Essa Lei foi criada para defender os empregos dessas empresas concordatárias, porém os fornecedores geram muito mais empregos no global.

    Essa lei precisa ser revista imediatamente, onde o trabalhador ou funcionário da empresa que pedir a Recuperação Judicial continue em 1º lugar, mas em seguida que venham os fornecedores, para depois sim virem os Governos Municipal, Estadual e Federal.

    Sabe por que ? Existe uma grande diferença de um produtor (fornecedor) que perdeu uma considerável parte de seu patrimônio, muitas vezes quase tudo e já do outro lado vem o Estado, que possui sua base de arrecadação (receita) em milhares de empresas e contribuintes que pagam seus impostos, ou seja, quem é mais afetado em uma situação dessa esse Estado ou o fornecedor?

    Por isso precisamos que não só a Bancada Ruralista mais como os demais Deputados e Senadores, alterem essa Lei que é descabida, injusta e cruel.

    Olha João, nessa sexta-feira dia 26/06/09 ocorrerá um encontro na Associação Comercial de Fernandópolis (São Paulo) as 16:00 Horas, entre o Sr. Marcos Mazeti (Presidente do Sindicato Rural Fernandópolis); o Sr. Cantarelli ( Administrador do Processo de Recuperação Judicial); o Sr. Clovis (Advogado representando a grande os pecuaristas) e todos os pecuaristas que possuem crédito a receber junto ao Frigorífico Mozaquatro.

    Seria de grande relevância se você encaminhasse uma equipe para cobrir e noticiar o que está ocorrendo nesse processo de Recuperação Judicial que já se arrasta por mais de 2 anos, pois pelo menos 6 Frigoríficos de relevância nacional entraram nos últimos meses e o amigo pecuarista precisa saber a canoa que ele entrou.

    Precisamos mudar essa Lei não somente para os frigoríficos mais para todas as outras empresas de diferentes segmentos que venham a solicitar a Recuperação Judicial e evitar assim um clima de insegurança econômica nacional.

    Atenciosamente,

    Milton Aguiar Ribeiro Neto.

    Pecuarista – Rondonópolis – MT

    0