Fala Produtor - Mensagem

  • Jose Eduardo Reis Leao Teixeira Varginha - MG 25/06/2009 00:00

    A importância dos jovens (e mentes jovens) nas soluções...

    Em minha vivência, entre múltiplas atividades, percebo o motivo pelo qual as empresas, em sua maioria, procuram por jovens para ocupar cargos de trabalho.

    A razão não está na capacidade de conhecimentos e experiências, sendo que estas se adquirem com investimentos em treinamentos, mas se localiza pontualmente no espírito idealista.

    O idealismo praticamente é uma marca registrada dos jovens ou das mentes jovens. Este sim move montanhas e faz acontecer. Não se acovarda frente às adversidades e ao contrário as enfrenta de frente e com disposição de um guerreiro. É cultivado principalmente nas universidades, onde alimentado pelo conhecimento adquire formato, corpo e dimensão.

    Desta forma nascem os líderes, que são lapidados durante a vivência. O idealismo possui como característica forte apelo emocional focado à justiça e ao bem estar coletivo, sendo que o aspecto material é focado como conseqüência e não como razão.

    Não existe ideal pelos aspectos materialistas, que neste caso são apenas ambições. Não geram união, mas formam grupos com interesses comuns. Estes são frágeis e se rompem facilmente, pois não existem elementos ideológicos. É o que ocorre na maioria das empresas ou negócios fracassados.

    Focando a cafeicultura, em especial, e que poderia seguramente ser ampliado a toda agropecuária, a falta de união entre os produtores é justificada pela falta de idealismo.

    Por isto, não conseguem soluções e geralmente perdem todas as batalhas.

    Estão faltando os jovens e mentes jovens para assumir suas condições. Que os mais velhos com mentes velhas desocupem as posições imediatamente e deixem espaço para aqueles que mostrem vigor e destreza. E não queiram ser substituídos por seus filhos jovens de mentes velhas, pois aqui aplica o velho ditado, “filho de peixe, peixinho é”.

    Portanto, se a cafeicultura, ou qualquer outra atividade agropecuária deseja soluções, então deixem os jovens líderes de amanhã assumirem hoje suas posições.

    Que os jovens idealistas tomem posição e assumam comando, pois até mesmo o Brasil está necessitando urgentemente de vocês.

    Esqueçam, a maioria dos ensinamentos incorretos que aprenderam se é que desejam formar e viver o futuro que imaginam.

    Entrem em campo e façam acontecer. Consertem o que for preciso, passem por cima de todos, reajam e lutem, e principalmente moralizem esta porcaria de país superlotado de corruptos gananciosos.

    Mas, antes façam um estágio na cafeicultura e aprendam nesta a consertar o restante. Será um ótimo exercício de aprendizado, pois observarão como não devem ser feitas as coisas.

    Engº José Eduardo Reis Leão Teixeira

    Estrada Consultoria - CEO

    0