Fala Produtor - Mensagem

  • Marcos da Rosa Canarana - MT 20/03/2009 00:00

    Amigos do Notícias Agrícolas: Todos os dias ouvimos, dos formadores de opinião, que a agropecuária necessita da ajuda do Governo. Considero esta colocação absolutamente inadequada, pois não necessitamos de favor nenhum, de governo nenhum. Somos, isso sim, credores deste governo que aí está e de outros que passaram pelo Brasil e deixaram a agropecuária brasileira como "terra arrasada".

    Nosso setor é o responsável pelo superavit da balança comercial brasileira, pois a produção industrial não deixa resultados positivos neste superavit (uma vez que a produção do setor industrial depende do que importa). Portanto, somos nós, agricultores, que geramos impostos e renda para a sociedade. E todo o resultado financeiro gerado pelo agronegócio (que fica sem renda), é que faz girar a economia de nossas cidades.

    Geramos impostos, por exemplo, que vão para a ilha da fantasia chamada Brasília (local onde se perdeu a noção da realidade brasileira), cujos salarios astronomicos, oriundos dos nossos impostos, são utilizados com desvios e incompetencia por quem nada produz... Naquela ilha da fantasia, só neste ano, foram criados 600.000 empregos sem necessidade alguma (apenas politiqueira); É nesta ilha - repito, que não tem noção da verdadeira realidade brasielira - que decidem criar bolsas-familia, vale-gas, redução de I.P.I para o setor de automóveis, de bicicletas, computadores, sapatos, roupas, etc... que está tornando nosso povo indolente e sem vontade de trabalhar.

    Desse modo, pergunto: quem é que ajuda quem???

    Produtores brasileiros: vamos acordar, parar de chorar, e de pedir benevolencia para o governo!!! Nós todos, juntos, sem egoísmos, unidos, podemos realizar as mudanças tão necessarias para este Pais...

    Até quando vamos ficar chorando pelos cantos e pela TV??? Até quando vamos esperar que "outros" venham tomar providencias que são nossas???

    Portanto, vamos tomar atitude. A solução está em nossas mãos. Apenas temos que entrar em acordo, adotar uma atitude única, eficiente, sem medo...

    Se continuarmos só no choro e discurso, sem ação, 50% dos produtores deverão quebrar... A quebradeira já começou. Frigorificos, utilizando-se da recuperação judicial, conseguiram prazo de 15 anos (com dois de carencia) para pagar os pecuaristas. Qual será o próximo setor a adotar esta atitude covarde e infame, que nos deixam na lona e sem nosso ativos agropecuários??!!

    Nesse momento precisamos de muita reflexão... e atitude!!!

    E vamos em frente!!!

    0