Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 19/03/2009 00:00

    Olá amigos cafeicultores de todo o Brasil... Amigo João Batista, ontem, em seu programa das 20 horas, vimos aquele produtor do sul de MG reclamando sobre as questões das CPRs. Vamos então explicar os fatos:

    1 - A lei 11.775 destinou R$ 300.000.000,00 para prorrogação das cprs de café (fisicas e financeiras) com vencimeto em 2007 e também aquelas que venceram em 2007 e foram roladas para 2008.

    2 - Essa lei demorou a chegar nos Bancos; entretanto, nós, cafeicultores, corremos até aos bancos com cartas pedindo nosso enquadramento nesta lei, já que os recurssos eram minimos, e não daria para todos.

    3 - Como o banco não tinha recebido nada, não aceitou a carta e disse para esperarmos a chegada desta norma.

    4 - As normas chegaram aos bancos bem depois que as nossas cprs tinham vencido, pois elas vencem tanto em setembro como em dezembro, e até esta data nada tinha chegado aos bancos. Assim, muitos que puderam fizeram uma nova CPR, fazendo o tal do mata-mata, e prorrogaram para dezembro de 2009... assim ficamos de fora da lei 11775 art.53.

    5 - Aqueles que não tiveram condição de fazer uma nova CPR, como é o caso de nosso amigo e de muitos aqui em Coromandel e região, ficaram inadimplentes. E, mesmo tendo a lei no banco permitindo a prorrogação destas cprs por 4 anos, o banco alegou que não poderia fazer esta renegociação, pois, segundo a lei, a responsabilidade seria do banco e não do funcafé em receber as parcelas.

    6 - Agora os bancos estão correndo atras para fazermos a carta de intenção de adesão á prorrogação de 4 anos.

    MAS AGORA EU PERGUNTO, ASSINAR OU NÃO???? POIS SE TEMOS A ESPERANÇA DE QUE TEREMNOS UMA NOVA RENEGOCIAÇÃO AMPLA PARA A CAFEICULTURA, O QUE FAZER???? TEMOS Só ATE O DIA 27/03/2009 PARA ASSINARMOS???? ACREDITO QUE ESTA SEJA A GRANDE DUVIDA DA CAFEICULTURA BRASILEIRA NESTE MOMENTO.

    0