Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 18/02/2009 00:00

    Ola bom dia amigos do noticias agricolas, bom como ja vinha anunciando, as medidas para a cafeicultura não nos aliviaram em nada. Contas estouradas em Banco, cooperativas, créditos cortados para compra de produtos necessários para fechar o ciclo deste ano (veneno para broca, ferrugem, diesel, cercospora etc...), como estamos com os nomes negativados nossos créditos sumiram.

    O pior tambem esta acontecendo, o preço do café não reage, estamos em dinheiro e sem café para vender, o que faz com que o produtor de café aqui em nossa região procure os especuladores de momento, aquele pessoal (agiota) que tem um dinheiro quardado e enpresta para o produtor que vai pagar em sacas de café.

    Um exemplo aconteceu ontem, um cafeicultor aqui de nossa cidade precisando de dinheiro, vendeu 50 scs de café para um comprador de café de beira de esquina (agiota de café) por 210,00, e vai entregar o cafe em maio. Veja a que ponto chegamos, vender cafe para entregar com 3 meses e a 210,00, quando o preço esta 275,00 no mercado.

    Ele me disse que não tinha outra alternativa, pois não tinha dinheiro para pagar a energia da casa, empório.

    Ontem também as 21:30 um grande amigo e cafeicultor aqui de coromandel também me ligou, seu nome e Sergio Luiz Dadona , mais conhecido como NENE DADONA, o mais produtivo de nossa cidade, e que vive o pé de café como se fosse um filho.Ligou desesperado, pois não tinha mais esperança, esta sem dinheiro , crédito cortado, o que dizer para um produtor desses que produz uma média de 50 scs ano e não consegue quiitar as dividas e sem dinheiro para pagar contas pessoais.

    Agradeço aqui aos Funcionários dos Bancos e cooperativas que estão entendendo nossa situação. Entretanto, eles não podem fazer nada para impedir o corte de nossos créditos pois isso acontece imediatamente no sistema dos bancos e cooperativas. Mas estes funcionários não estão nos tratando ou olhando como mal carater, mal pagadores, enrroladores, como muitos da midia e do governo nos trataram e nos tratam, eles vivem nossa atividade com a gente e nos conhece no dia a dia.

    Obrigado pela confiança!!!!

    O telefone do NENE da DONA, se vcs quiserem colocar ele no fala produtor João é: 0xx3438412258

    0