Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 08/02/2009 23:00

    Ola boa tarde senhores produtores de todo o Brasil, hoje não quero falar diretamente sobre os problemas do café, mas sim dar minha contribuição para o pessoal reunido la em Uberaba no fórum sobre o meio ambiente.

    Bom acredito ter um pouco de conhecimento no assunto, pois além de cafeicultor (coromandel mg), sou formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Biologia, Bacharel e Botanica, bolsista do programa PET (programa especial de treinamento) no departamento de agronomia desta universidade. Dentro deste programa (PET) trabalhavamos com levantamento de resquicios florestais nas fazendas do norte do parana.Este trabalho visava criar uma alternativa para recuperação de áreas degradadas nas fazendas estudadas, e como disse o Nosso grande Ministro da Agricultura, o nosso trabalho era realizado por pessoal técnico, doutores e mestres em ecologia, manejo florestal, manejo de solo, zoologistas etc, nossa equipe erá completa e visava resolver o problema ecológico, sem criar um problema social.

    Graças a Deus conseguimos e tenho documentos para provar isso.

    Depois disso, participei do projeto de recuperação de áreas degradadas da bacia do Rio Tibagi, patrocinado pela Klabin papel e celulose, e fizemos um trabalho esplndido recuperando a áreas ribeirinhas.

    Bom, por apresentar esta experiência tanto em recuperação de áreas abertas , como d e áreas ribeirinhas é que posso afirmar com certeza, que podemos sim chegar a uma solução para o problema.

    E a solução esta em colocarmos pessoas realmentes comprometidas com o ambiental e o social, e estas pessoas não são meros ambientalistas de final de semana que se amarram em árvores para que elas não sejam derrubadas, que impedem a constr~ção de usinas idrelétricas etc. Pois sabe João e ministro, são estes os primeiros a contrariarem sem saber o por que , mas também são os primeiros a reclamarem quando falata energia em suas casas.

    SR. MINISTRO MINC , ACHO MELHOR ESCUTAR OS TÉCNICOS , DOUTORES E MESTRES PARA PODERMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA.

    NÃO ADIANTA FICAR ANDANDO COM MEIA DUZIA DE BIXO GRILO (FALSOS ABIENTALISTAS) PARA CIMA E PARA BAIXO, MULTANDO OU PRENDENDO.

    TENHAM UM PLANO REAL PARA NOSSO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL.

    OBS: SOU BIOLOGO, BACHAREL EM BOTANICA, AGRONOMO, MESTRE EM MICROBIOLOGIA DO SOLO, E TRABALHEI A VIDA TODA UNIVERSITARIA EM RECOMPOSIÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS.

    POSSO DIZER COM CERTEZA, QUE OS TEMPOS MUDARAM POSSO ESTAR ULTRAPASSADO EM TÉCNICAS, MAS OS MANDAMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA SE INICIAM COM ESTUDOS COMPETENTES E COM PESSOAS COMPETENTES.

    TO CANÇADO DE VER BIXO GRILO, AMARRADO EM VOLTA DE UMA ÁRVORE PARA TER 15 SEGUNDOS DE FAMA.

    OBS: ESTOU LUTANDO AQUI EM MINHA REGIÃO PARA QUE O CAFÉ SEJA INCLUIDO COMO ÁREA DE RESERVA LEGAL, POIS TENHO 33 HC DE CAFE, TENHO APENAS A RESERVA PERMANENTE, QUANDO COMPRAMOS NÃO TINHA OS 20% OBRIGATÓRIO E TBM NÃO ERA OBRIGADO AVERBAR. AGORA ESTAMOS QUEBARDOS NA CAFEICULTURA E A PROMOTORA QUER QUE EU ARRANQUE O CAFÉ PARA PLANTAR ARVORE, E AS DIVIDAS QUE FIZ SOBRE ESTES 7 HC QUE ELA QUER QUE EU ARRANQUE????? OS MACACOS E QUE VÃO NEGOCIAR COM O GERENTE DO BANCO???

    ALIAS, DEVERIA RECEBER UM PREMIO POIS MEU CAFEZAL VIROU REFUGIO PARA OS TAMANDUAS, QUATIS, EMAS ETC DA FAZENDA VIZINHA, QUE TINHA MAIS DE 1000 HCTARES DE CERRADO E O NOSSO IEF PERMITIU DESMATAR O LEGAL, NÃO SOBRANDO NADA, AGORA OS ANIMAIS ESTÃO VINDO PARA MEU CAFEZAL.

    COMO DIZIAMOS NA EPOCA DO PET, UMA ILHA ECOLÓGICA.

    QUEREM SER ECOLOGISTAS, VÃO ESTUDAR.

    QUEREM SER AMBIENTALISTAS , VÃO ESTUDAR.

    QUEREM FAMA, VIREM BIXO GRILO, COLOQUEM UM COLETINHO E ANDEM DE HELICOPTERO COM A MIDIA, TENTANDO DAR UMA DE TÉCNICO E PAGANDO O MINC, OPS DESCULPE PAGANDO O MICO.

    0