Fala Produtor - Mensagem

  • José Walter de Oliveira Sacramento - MG 03/02/2009 23:00

    João Batista, a cada dia seu programa das 8 horas está melhor... Ontem ouvi aquele senhor de Itambé (PR) falando sobre a quebra da soja no Paraná. A situação com aquela quantidade de grãos ardidos é realmente terrivel, só que administravel, porque grande parte das empresas que atua na soja são mais sérias.

    Agora no milho, JB, a situação beira a uma grande sacagem, um roubo descarado. Descontam de tudo o que chega no inicio da colheita, quando a umidade ainda está alta... nessas ocasiões ocorrem mais de 20% de desconto, principalmente nas impurezas... e o tal de milho ardido está permitindo uma grossa ladroagem..

    O que é milho ardido?. É uma deficiência que ocorre no grão, e o classificador - geralmente o funcionario mais emburrado e desclassificado do setor - separa 100 gramas de milho e tira aqueles que ele julga ser defeituoso. Aí pesa de novo a parte boa e tira a percentagem. O produtor atento (como eu acho que sou), fico em cima e impede o "desconto". De 42 mil sacos de milho colhidos não tive nenhum grão descontado. No mesmo armazem, colegas meus tiveram em torno de 8 a 10% de desconto por causa dos "ardidos".

    O mais escandaloso é que o milho ardido que descontaram acaba não sendo separado, e fica junto com o milho bom no mesmo silo. Depois todo o milho ardido ou não acaba vendido e o dinheiro fica integralmente para o dono do armazem. Entendeu o golpe??... De mim eles não tiram mais nada, mas.....

    Abraços

    0