Fala Produtor - Mensagem

  • Cristiano Valeri Ribeirão do Sul - SP 03/02/2009 23:00

    Caros amigos agricultores. Sou de uma família de pequenos agricultores e em toda minha vida nunca vi uma situação como essa. Fomos estimulados a aumentar a produção e expandir as exportações. Acreditando no jargão político de que o "BRASIL É O CELEIRO DO MUNDO" permanecemos junto ao campo acreditando em um futuro promissor na agricultura.

    Infelizmente o que vemos atualmente é um completo descaso com a agricultura, somos marginalizados pelo sistema financeiro e pelo mercado, não temos o mínimo respaldo, nosso custo de produção é exorbitante, comparado ao preço final de nossos produtos. Como resultado final, as pequenas propriedades estão sendo anexadas aos grandes produtores, num movimento neo-colonialista repugnante e opressivo, debaixo dos olhos de todos. Alguns setores da sociedade nem ao menos sabem que estamos sendo obrigados a produzir sem obter o mínimo para o nosso sustento. E alguns ainda nos condenam, inocentemente, porque diariamente estão sendo cativados e estimulados a agir conforme o sistema financeiro capitalista, corrosivo e predador.

    Meu relato certamente é uma gota de água num enorme oceano, porém é sincero e como eu acredito que muitos estão na mesma situação, sentindo-se inúteis e de mão atadas a tanto descaso. Reitero minhas considerações, estamos presenciando um neo-colonialismo, as pequenas propriedades vão desaparecer, pessoas vão perder suas atividades e cair no mercado informal de trabalho!

    Desculpem-me a sinceridade e a emotividade do relato.

    Obrigado.

    0